Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

"Capacidade de empréstimo não é infinita", alerta Raquel ao cobrar votação na Alepe

Governadora pressiona Assembleia por aprovação de projetos prioritários para o Executivo

Com a pauta da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) travada, após solicitação da deputada Débora Almeida (PSDB) e aval do presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), a governadora Raquel Lyra (PSD) voltou a cobrar, nesta sexta-feira (23), que os parlamentares destravem a agenda e votem propostas consideradas fundamentais para o Executivo.

O apelo foi feito durante a da ordem de serviço para a construção de um novo conjunto habitacional no bairro do Bongi, na Zona Oeste do Recife. Durante entrevista após o evento, a gestora reforçou a necessidade de avanço em três frentes: a indicação do novo presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), a nomeação definitiva do de Fernando de Noronha e a autorização de um empréstimo de R$ 1,5 bilhão para investimentos em infraestrutura.

“Tem três ações que são muito importantes para serem votadas neste momento. Se trata da indicação do de Fernando Noronha, que já está designado para responder por lá, o novo presidente da [Adagro] e, sobretudo, a votação de um financiamento, uma autorização de busca de empréstimo do governo do estado da ordem de 1,5 bilhões de reais”, afirmou a governadora.

Raquel ressaltou que a indicação para a presidência da Adagro já ou por sabatina e que apenas a votação em plenário está pendente. “Falta aprovação no plenário. E a gente faz aqui, estamos trabalhando junto à liderança do governo e os deputados estaduais para que essa votação possa ser feita o mais rápido possível”, disse.

Diante do ime na Alepe, Raquel fez um alerta sobre a urgência na aprovação do financiamento. “Quando um financiamento está em busca, tem muitos outros estados que estão em busca do mesmo financiamento, e a capacidade de empréstimo não é infinita.”

Segundo a gestora, os recursos pretendidos serão destinados a obras estruturadoras no estado.

“Nesse projeto estão contemplados, por exemplo, o início da obra da duplicação da 232, que vai ali de São Caetano até Arcoverde, e também o Arco Metropolitano, que nesse primeiro trecho que será realizado pelo governo de Pernambuco vai de Moreno, na 232, até a BR-101 chegando no Porto de Suape”, destacou.

Newsletter