Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Em congresso, João Campos reafirma liderança da oposição

Prefeito foi o destaque do encontro estadual do PSB. Gestor reforçou a unidade do seu time

Durante o XVI Congresso estadual do PSB, no último sábado, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), elevou o tom do discurso, e anunciou que o time do PSB fará uma "grande oposição" ao Governo de Pernambuco.

Consolidado como futuro presidente nacional do partido e aclamado como candidato ao comando do Palácio do Campo das Princesas em 2026, o prefeito deve liderar o embate. O congresso ocorreu no último sábado, no câmpus da Unibra, Centro da capital pernambucana, e reconduziu o deputado estadual Sileno Guedes à presidência do partido por mais três anos.

"A gente sabe que não é fácil estar em posição de oposição, mas esse time daqui aprendeu a andar de cabeça erguida", bradou, no discurso que durou cerca de 20 minutos.

Assegurou que o time tem história, lealdade e tamanho, e vai fazer oposição com correção, equilíbrio e princípio. O prefeito ainda se valeu de dados positivos de sua istração na área educacional e criticou ações estaduais. 

Aliados

O encontro, que reuniu líderes políticos de todas as regiões do Estado, teve a presença de representantes de outras legendas da base do prefeito João Campos, como o presidente do Republicanos, Samuel Andrade; a senadora petista Teresa Leitão e o presidente do PSDB e da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto. O deputado assumiu o comando da legenda no estado, na última quarta-feira, por decisão da executiva nacional.

No breve pronunciamento no congresso do PSB, Álvaro Porto reforçou que o PSDB não faz mais parte da base do governo Raquel Lyra e sinalizou a disposição de seguir afinado com o projeto de João Campos. “Tenho certeza de que a união que vai tirar Pernambuco do atraso vai começar hoje aqui. Não sou dono do PSDB. Vamos sentar à mesa, dialogar e tomar decisões em conjunto”, sustentou. 

O presidente do MDB estadual, Raul Henry, não apareceu no congresso. Recentemente, ele trocou farpas com o grupo do senador Fernando Dueire e do deputado estadual Jarbas Filho. Apesar do embate, Campos disse ter confiança na aliança com a legenda emedebista.

Newsletter