Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Goiana terá 65,2 mil eleitores aptos para a eleição suplementar no próximo domingo (4)

Município vai às urnas eleger nova chapa para prefeito e vice-prefeito

No domingo, 4 de maio, das 8h às 17h, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza eleição suplementar na cidade de Goiana (25ª Zona Eleitoral), na Zona da Mata Norte. No total, 65.218 eleitoras e eleitores estão aptos a votar e poderão ir às urnas escolher candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito.

Os eleitores de Goiana voltam às urnas em razão da impugnação da chapa eleita nas Eleições 2024. O caso foi ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que indeferiu o registro do candidato reeleito ao cargo de prefeito, Eduardo Honório Carneiro, do União Brasil. O entendimento foi de que a reeleição configurou um terceiro mandato consecutivo.

No dia do pleito, o município contará com 199 seções com urnas. Isso significa que cinco das 204 seções eleitorais aptas em Goiana arão a ser agregadas. A agregação não importa prejuízo ao exercício do voto e geralmente acontece para otimizar os trabalhos eleitorais e custos operacionais, unindo seções com poucos eleitores, por exemplo.

Na maioria das vezes, essa integração acontece dentro do mesmo local de votação, mas, em alguns casos, a mudança de endereço pode acontecer. Por isso, é importante que eleitoras e eleitores fiquem atentos e verifiquem com antecedência seu local de votação.

Estrutura

Além das urnas distribuídas em cada uma das 199 seções eleitorais, 31 equipamentos de contingência serão preparados, somando um total de 230 urnas eletrônicas. Os dispositivos de contingência são utilizados para substituir aqueles que apresentarem eventuais falhas durante a votação.

No sábado (3), véspera do pleito, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) realizará a cerimônia de sorteio ou escolha das seções eleitorais que serão submetidas ao Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. A reunião acontecerá a partir das 8h, na sala de sessões do edifício-sede do TRE-PE, no Recife.

De forma aleatória ou por sorteio, a Cave definirá duas urnas eletrônicas a serem destinadas às auditorias. Ambos os testes acontecem no domingo (4), ao mesmo tempo que a votação normal, e servem para verificar o funcionamento dos equipamentos em condições normais de uso e a autenticidade dos sistemas eleitorais instalados.

Newsletter