Jarbas Filho diz que Raul está se candidatando por benefício próprio e não do MDB
Deputado ainda chamou adversário de “mentiroso, leviano e covarde”
Em entrevista concedida à Rádio Folha FM 96,7 na manhã desta sexta-feira (23), o deputado estadual licenciado Jarbas Filho, candidato à presidência estadual do MDB de Pernambuco, fez diversas críticas ao atual presidente da sigla, Raul Henry, a quem classificou como “mentiroso, leviano e covarde”.
Segundo Jarbas, Henry estaria na disputa apenas para atender a interesses pessoais, e não em benefício do partido. Além disso, o deputado negou que o racha interno da legenda tenha origem em divergências políticas.
"Ele está mentindo. Até porque, o partido não pode ter um posicionamento político para 2026 sem ouvir a sua base", disse.
Jarbas, inclusive, fez questão de destacar que todos os problemas enfrentados pela sigla são resultado da ausência de uma política interna eficaz durante a gestão de Raul.
Leia Também
• Candidatura de Jarbas Filho à presidência do MDB-PE ganha apoio de vereadores do partido em Paulista
• Por meio de nota, MDB-PE garante que contas da legenda estão em situação regular
• Times postos para uma disputa que promete ser histórica no MDB de Pernambuco
"Ele, mais um ou dois, toma a decisão sem nos consultar e quer que continue gerindo o partido assim. É isso que tem acontecido no partido. Nós, hoje, estamos subservientes, não estamos com vida própria, não escutamos nossos membros e filiados", disse.
Para ele, se a sigla continuar com o atual presidente, "o partido já tem destino para as eleições de 2026 porque está conta já está paga".
O deputado também refutou as alegações de que estaria contando com o apoio do governo do estado para se eleger, afirmando que, na verdade, quem tem recorrido a esse tipo de articulação é Raul.
Segundo ele, no segundo turno das eleições estaduais, quando o MDB declarou apoio à então candidata Raquel Lyra (PSD), Raul teria sido beneficiado politicamente no início da nova gestão.
“Indicou a secretária de Empreendedorismo e foi responsável pelo indicado da Junta Comercial. Logo depois, usou isso para negociar mais vantagens [no atual cargo na gestão municipal]”, expôs.
Durante a entrevista, ele também fez questão de reforçar a independência de sua ala dentro do MDB em relação aos principais grupos políticos do estado. “Não estamos nem com Raquel e nem com João", afirmou.
Se vitorioso, Jarbas já esclareceu: "vai ser um dia para virar a página do partido e não olhar para trás".