Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

João Campos inicia participação em congressos do PSB e vai a, pelo menos, cinco estados

Futuro presidente nacional do partido, prefeito do Recife quer fortalecer legenda e já foi ao Espírito Santo

O prefeito do Recife, João Campos, candidato único à presidência nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), começou a participar de congressos da legenda em outros estados, como havia anunciado em primeira mão durante entrevista à Rádio Pajeú, em Afogados da Ingazeira, sertão pernambucano, no dia 30 de março.

Sábado (26) estará em São Paulo e no domingo (27), no Ceará. No dia 30, último dia previsto para os encontros estaduais, participa do congresso em Belo Horizonte, capital mineira.

Antes disso, na próxima segunda (28), é provável que vá à Paraíba, estado vizinho, cuja capital, João Pessoa, fica a cerca de 120 quilômetros do Recife. Mantém boa relação com o governador João Azevedo, que assumirá o comando da legenda e deve ser candidato ao Senado em 2026.

A série de participações começou na noite da última quarta-feira (23). Marcou presença em Vitória, no Espírito Santo, ao lado do governador Renato Casagrande. A ideia é fortalecer a sigla que ele vai presidir a partir de junho.

Em seu discurso, durante o 18º encontro do PSB, destacou a importância e o respeito de fazer política somando e relembrou os caminhos traçados pelo arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Camara. 

"A política quando bem exercida é um grande ato de transformação para a sociedade, de geração de oportunidade, de mobilização de sonhos e de sentimento. É possível fazer o dever de casa saindo de casa para somar, diferente de muita gente que sai de casa para dividir. Como diria dom Helder, grande arcebispo em Pernambuco, quando você pensa diferente de mim, você não me diminui, você me acrescenta. A gente aprendeu a fazer política assim.

Brasília
João Campos convidou todos a participar do congresso nacional do partido, em Brasília nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, quando ocorre a eleição da nova Executiva. O prefeito do Recife, único a entrar na disputa até agora, vai substituir Carlos Siqueira, presidente do PSB nacional desde outubro de 2014.

"Vamos fazer uma festa bonita, vamos fazer um evento para discutir mais uma vez o programa do nosso partido, com salas temáticas permanentes, para que a gente possa sair também com um grande manifesto que posiciona o partido nacionalmente", bradou, no Cerimonial Ferrari, em Bento Ferreira, bairro da Zona Sul de Vitória, local do evento.

Linha política
O governador Renato Casagrande fez questão de registrar estar recebendo o prefeito do Recife pela primeira vez, e aproveitou para historiar um pouco das relações políticas com suas origens.

"Tive a oportunidade, como vice-governador, mas já dirigente do partido, de receber aqui o governador Miguel Arraes. Acompanhei o seu crescimento como pessoa, como político, e hoje te recebo aqui pela primeira vez. Seu bisavô Miguel Arras, seu pai e você formam uma trajetória política importante para Pernambuco, importante para o estado do Espírito Santo", ressaltou Casagrande.

Newsletter