Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Messias Melo retira candidatura à presidência do PT e declara apoio a Carlos Veras

Deputado federal da CNB recebe apoio de quatro correntes que articulavam chapa com ex-presidente da

O ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Pernambuco, Messias Melo, retirou sua candidatura à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) e declarou apoio ao deputado federal Carlos Veras (PT), nome lançado pela corrente Construindo um Novo Brasil (CNB). A decisão, anunciada nesta semana, unifica duas das principais articulações internas da legenda e busca fortalecer a unidade partidária para a eleição interna marcada para o dia 6 de julho.

Messias Melo teve sua candidatura construída em articulação com a senadora Teresa Leitão (PT), reunindo quatro correntes do partido: o Coletivo PT Militante, liderado por Teresa; a Articulação de Esquerda; a Via Trabalho; e o grupo organizado pelo ex-deputado federal Mozart Sales. Com a desistência, todos os grupos formalizaram adesão à pré-candidatura de Carlos Veras.

 

Durante o encontro que selou o apoio, Carlos Veras reafirmou compromissos com as forças que se uniram em torno de Messias Melo. Entre os pontos destacados estão a defesa da unidade interna, o fortalecimento da legenda no estado, a prioridade à reeleição do presidente Lula e do senador Humberto Costa em 2026, além do compromisso com uma gestão plural e aberta à militância.

A proposta de Veras inclui também o fortalecimento da participação da base petista nos debates e decisões do partido, com foco na reconstrução dos vínculos com os movimentos sociais e as instâncias de base da legenda.
 

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email. 

Newsletter