Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Prazeres Barros renuncia e agora são seis nomes disputando o PT de Pernambuco

Decisão da militante petista foi tomada após nomeação para a Secretaria-executiva de Meio Ambiente do Recife

Depois de ser nomeada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), como chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, conforme anunciou em primeira mão o Blog Cenário, a dirigente petista Prazeres Barros retirou sua candidatura à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores. Agora são seis nomes disputando o cargo.

"Lembro que compor o Governo Municipal do Recife é parte de uma aliança nacional aprovada pelo diretório municipal do Recife, inclusive com apoio e votos unânimes das forças que a compõem. Minha indicação já vinha sendo discutida há mais de dois meses", registrou Prazeres, em nota enviada à direção do partido nesta quinta-feira.

Ligada ao grupo do secretário de Meio Ambiente, Oscar Barreto (PT), Prazeres Barros justificou a renúncia em defesa da unidade partidária, pregada por todos os dirigentes.

"Após minha nomeação no governo municipal, apresentei ao conjunto político minha renúncia em favor da unidade partidária, preservando meus princípios éticos, de caráter e coerência pessoal", diz um trecho da nota.

Prazeres Barros substitui Eduardo Vasconcelos, um nome ligado ao vereador do Recife Eduardo Mota (PSB), e que ocupa agora a Secretaria-executiva de Ordem Pública e Segurança da capital pernambucana, comandada por Alexandre Rebêlo.

Candidatos

Permanecem na disputa o deputado federal Carlos Veras; o ex-deputado Fernando Ferro; a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado; o dirigente Manoel Messias; o vereador do Recife Osmar Ricardo; e o secretário-geral do PT estadual, Sérgio Goiana; 

Veja a íntegra da nota


 
À SORG (Secretaria de Organização), ao Presidente e demais membros da Direção do Partido e ao conjunto político de militantes partidários.
Companheiros(as),

Dirijo-me respeitosamente a esta instância partidária para formalizar minha renúncia à pré-candidatura ao cargo de Presidente do PT Estadual, nas próximas eleições do PED/PE. Esta decisão, ponderada e tomada com o mais elevado senso de responsabilidade política, visa, primordialmente, contribuir para a unidade do nosso partido.

Foi nesse sentido que, após debates com o conjunto político, dirigentes e alguns militantes do partido sobre a falta de unidade na disputa, decidimos colocar nosso nome à disposição. Essa decisão foi condicionada à discussão futura para o consenso de unidade na disputa estadual do PED.

Fui surpreendida com a informação publicada no Blog Cenário sobre minha nomeação na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, como se isso tivesse sido uma condicionante para minha candidatura.

Insinuar esse objetivo é desconhecer que tenho uma história de quarenta e um anos de construção no partido — tempo superior à idade cronológica do blogueiro e à vida partidária de muitos que estão concorrendo nesta disputa.

Diversos nomes foram colocados na disputa — desde assessores, prefeita, deputado, dirigente e até um secretário municipal (esse não concretizado) — mas apenas a minha candidatura foi questionada, o que me leva a crer que há uma atitude misógina dirigida à minha pessoa.

Após minha nomeação no governo municipal, apresentei ao conjunto político minha renúncia em favor da unidade partidária, preservando meus princípios éticos, de caráter e coerência pessoal.

Reafirmo meu compromisso com os princípios, as lutas e os ideais que sempre nortearam minha trajetória dentro deste partido. Ao longo dos anos, participei ativamente da sua construção, contribuindo com dedicação, lealdade e trabalho coletivo em diversos momentos e frentes.

Minha história dentro deste partido é marcada pela coerência, pelo diálogo e pela disposição em construir, juntos, um projeto político sólido e comprometido com o bem comum. É com esse espírito que continuo contribuindo, acreditando que o partido se faz com unidade, respeito mútuo e compromisso coletivo.

Tenho, na minha formação, o entendimento de que o fortalecimento do partido está acima de cargos ou mandatos. Minha trajetória de vida partidária é inquestionável sob o ponto de vista da fidelidade às decisões majoritárias.

Acredito firmemente que, neste momento crucial, a coesão interna é fundamental para fortalecermos nosso projeto e maximizarmos nossas chances de sucesso no pleito vindouro. Compreendo que minha pré-candidatura despertou apoio e entusiasmo, pelos quais sou imensamente grata.

Aproveito a oportunidade para agradecer o respeito e a confiança em mim depositados, primeiramente pelo conjunto político, dirigentes partidários e militância histórica, e aos companheiros(as) de vários municípios que buscavam alternativas para construirmos uma candidatura de consenso diante dos desafios postos na atual conjuntura nacional e estadual.

Ao Partido dos Trabalhadores, coloco-me à disposição para colaborar ativamente na busca por uma candidatura unificada, escolhida de forma democrática e participativa, que nos represente e nos fortaleça. Agradeço a confiança depositada em mim até o presente momento e manifesto meu desejo de que esta decisão contribua para um futuro promissor e vitorioso para o nosso partido.

Atenciosamente,

Prazeres Barros

Newsletter