Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

PSOL apresenta Ivan Moraes para pré-candidatura ao Governo de Pernambuco

Jornalista foi vereador do Recife por dois mandatos, de 2017 a 2024

Leia Também

• Aliados parabenizam Raul Henry pela reeleição para a presidência do MDB PE

• Dani Portela não participa de inserções do PSOL e escancara afastamento na legenda

O Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Pernambuco escolheu o nome do jornalista Ivan Moraes como pré-candidato ao Governo do estado para 2026. A deliberação foi realizada na manhã deste sábado (24), na Casa Marielle Franco, sede do partido.

O presidente estadual do PSOL, Samuel Herculano, destacou que a escolha de Ivan demonstra a unidade do partido em Pernambuco. “Saímos da reunião com a unidade construída para enfrentar os desafios que se apresentam na conjuntura. A pré-candidatura de Ivan Moraes representa a comunhão do nosso partido no enfrentamento à polarização e à extrema-direita”, defendeu.

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Ivan Moraes, após a deliberação, agradeceu a confiança do diretório e reforçou que o partido vive um momento de unidade. Ele também já indicou o horizonte que vai apontar no discurso para a disputa.
 

"As pessoas querem sonhar, querem pensar para frente, querem acreditar que pode ser melhor. Então, nós somos contra a privatização da Compesa, nós somos contra a escala seis por um, nós somos contra as privatizações dos parques, nós somos contra muita coisa. Mas, nessa campanha, a gente vai precisar se lembrar do que a gente é a favor. Nessa campanha, a gente vai precisar dizer que é possível e ousado propor para esse estado coisas que são reais hoje", defendeu o pré-candidato ao governo.

Histórico
O pré-candidato para 2026 é jornalista de formação, co-criador, diretor e apresentador do programa Pé Na Rua, atualmente em sua sexta temporada, com gravações realizadas em mais de 100 municípios do estado.

Foi vereador do Recife pelo PSOL por dois mandatos consecutivos, entre 2017 e 2024. Durante o período em que ocupou o cargo, apresentou 72 projetos de lei, dos quais 15 foram aprovados. Entre as propostas aprovadas, estão a lei que proíbe a dupla função de motoristas e cobradores no transporte público e a que determina a instalação de fraldários íveis a homens e mulheres em shopping centers.

Seu mandato teve como foco temas relacionados ao direito à comunicação, direitos humanos, meio ambiente e regulação urbana. Ele manteve diálogo frequente com movimentos sociais e buscou aproximar a atuação parlamentar da população, incluindo ações periódicas de prestação de contas diretamente no transporte público da cidade.

Como candidato, Ivan Moraes propõe utilizar a política institucional como meio de ampliar sua atuação nas pautas sociais, com enfoque no diálogo e na escuta da população.

 

 

Newsletter