Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Waldez Góes e Priscila Krause realizam visita técnica em Cabrobó e dão início ao Caminho das Águas

A agenda abre portas para a chegada do presidente Lula ao estado, prevista para ocorrer na quarta

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (PSD), realizaram uma visita técnica à Estação de Bombeamento EBI-1, em Cabrobó, no Sertão do estado, dando início ao projeto Caminho das Águas. A agenda deste domingo (25) abre portas para a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao estado, prevista para ocorrer na próxima quarta-feira (28), em Salgueiro. 

A comitiva do Caminho das Águas percorre a trilha do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. A Estação de Bombeamento EBI-1 é o ponto inicial do Eixo Norte do PISF.

Concluída em 2015, a EBI-1 conta, atualmente, com dois conjuntos de motobombas, com capacidade de 24,8 m³/s, e ará por duplicação para quatro conjuntos. Com isso, a capacidade será elevada para 49 m³/s. 

Segundo Waldez Góes, é importante que o governo federal acompanhe as obras que estão em execução, como barragens, adutoras e túneis de barramento. Durante as quatro semanas do projeto, estão previstas s de ordens de serviços e inauguração de serviços. 

“A transposição do São Francisco marca uma nova história do semiárido brasileiro. Existe uma história contada antes do presidente Lula, e uma história depois do presidente. Muitos investimentos foram feitos e agora se pisa mais forte no acelerador do desenvolvimento no Nordeste e no semiárido brasileiro, por conta do Novo PAC que trouxe mais de R$ 30 bilhões, no Água para Todos. Em torno de R$ 12 bilhões são destinados à infraestrutura hídrica”, afirmou. 

O ministro destacou, também, que na próxima quarta, o presidente Lula estará no estado para a Ordem de Serviço para a duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado. De acordo com o governo federal, a intervenção ampliará a capacidade de 24,75 m³/s para 49 m³/s, beneficiando 237 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

Antes da agenda em Salgueiro, o ministro visitará Terra Nova, nesta segunda (26), em uma visita técnica à agricultura irrigada com as águas do PISF, junto à Barragem de Serra do Livramento, que possui capacidade máxima de 18,8 milhões de m³. 

Parceria 
A vice-governadora Priscila Krause reiterou a importância da parceria entre os governos estadual e federal. 

“Essa parceria é fundamental e não tem nos faltado. Desde o primeiro momento a governadora Raquel Lyra sempre enfatiza que o presidente Lula, através de todos os seus ministros, vem colocando toda a estrutura do governo federal à disposição de Pernambuco. Não é diferente no que diz respeito às obras hídricas”, disse. 

A gestora destacou a importância da transposição do Rio São Francisco e das obras de infraestrutura hídrica do governo do estado por meio do Águas de Pernambuco. 

“Hoje, as águas do São Francisco, através da Adutora do Agreste, já chegam no Agreste pernambucano, em cidades onde se tinha 90, 120 dias sem água. Os projetos complementares que o ministro falou dialogam muito com o nosso programa de águas que é o Águas de Pernambuco. Daqui a pouco a gente começa a trabalhar o Canal de Entremontes, que aqui no Sertão já olha uma outra região, e um outro conjunto de cidades e comunidades que não tinham a possibilidade de receber a água do São Francisco, embora margeiam o rio”, pontuou.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Newsletter