Logo Folha de Pernambuco
Carlos Britto

Aposta na Federação sem “inimigo íntimo”

O ex-prefeito de Petrolina e presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, mudou o olhar, mas mantem o foco em uma vaga para disputar o senado. Se antes trabalhava por si mesmo como presidente do partido, agora vai atuar em novo cenário.

 "Estamos trabalhando para consolidar um projeto forte em Pernambuco. A federação é uma ferramenta poderosa, que pode não só ampliar nossas bancadas, mas também garantir um palanque sólido em 2026", afirmou. Ele acrescenta que, apesar de apoiar a construção da aliança, mantém seu nome à disposição para representar o grupo como candidato ao Senado Federal. Para Miguel, a expectativa em Pernambuco é ambiciosa: eleger até 10 deputados federais e 20 estaduais com base no fortalecimento da estrutura partidária e na união dos dois blocos.

O ex-candidato a governador pelo União Brasil acredita que a federação surge como uma alternativa viável ao ambiente de polarização que domina o cenário político nacional. “O Brasil está cansado de conflitos vazios e extremismos. Precisamos de líderes comprometidos com resultados, com a melhoria de vida das pessoas. A política tem que voltar a ser instrumento de construção e diálogo”, defendeu.

Miguel destacou que cada partido manterá sua autonomia interna, com liberdade para estruturar seus diretórios e comissões. Quanto à disputa de 2026, foi cauteloso: “Esse debate será feito com maturidade, no tempo certo. O foco agora é estruturar a federação em todo o estado e ampliar nossa presença política. Mas é claro que, com a força desse novo grupo, coloco meu nome à disposição para representar Pernambuco no Senado.”

Contudo o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) será o presidente da federação entre União Brasil e o Progressistas em Pernambuco. Dessa Vez Miguel acredita que pode não ter o tratamento de “inimigo íntimo” que acredita ter recebido de Luciano Bivar

Incentivo

A prefeita Eduarda Gouveia (Podemos) sancionou uma Lei Municipal em Carpina, Zona da Mata, estabelecendo um auxílio financeiro para atletas e equipes que representem o município em competições oficiais, além de premiar eventos amadores locais. Apesar da medida ser positiva para o esporte, a eficácia do programa pode ser comprometida pela disponibilidade financeira do município e pela falta de um regulamento claro, o que torna sua implementação crucial para o sucesso do projeto.

Segurança

O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSB), de Caruaru, Agreste de Pernambuco, comemorou ao lado da governadora Raquel Lyra a marca histórica de um ano sem feminicídios na cidade. Essa conquista é resultado de ações integradas entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o sistema de justiça, com destaque para o Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça e o atendimento 24h pelo Centro de Referência da Mulher.

Newsletter