Logo Folha de Pernambuco
Carlos Britto

Sertanejos colocam time em campo

O cenário político do Sertão pernambucano já começa a se desenhar para as eleições de 2026, com diversas lideranças locais articulando suas pré-candidaturas à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A região, que atualmente conta com apenas um representante na Casa — o deputado estadual Antonio Coelho (União Brasil) —, busca ampliar sua voz no legislativo estadual. Antonio foi reeleito em 2022 com 91.698 votos, sendo o quarto mais votado do estado.  

Em Petrolina, nomes conhecidos sinalizam interesse em estar na Alepe. O ex-prefeito Julio Lóssio, que obteve 52.224 votos na eleição municipal de 2024, e Odacy Amorim, ex-deputado estadual e ex-presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que recebeu 10.373 votos na mesma eleição, são cotados para disputar uma cadeira no legislativo estadual.  Lara Cavalcanti, jornalista e candidata à prefeitura de Petrolina em 2024, também desponta como possível candidata. Com uma campanha focada em saúde, mobilidade e segurança, ela conquistou 10.757 votos. No campo legislativo municipal, o vereador Professor Gilmar Santos (PT), reeleito em 2024, é uma liderança que pode se animar. Santos tem ampliado sua influência política, sendo cotado para disputar uma vaga. 
Outro nome mencionado é o do vereador Ronaldo Silva (PSDB), que possui uma trajetória política em Petrolina. Com apoio do ex-prefeito Guilherme Coelho, ele vai pra luta.

Além de Petrolina, outras lideranças sertanejas articulam suas pré-candidaturas. João Bosco, ex-prefeito de Granito; Raimundinho Saraiva, ex-prefeito de Exu; Josimara Cavalcanti, ex-prefeita de Dormentes; Rafael Cavalcanti, ex-prefeito de Afrânio; Vilmar Cappellaro, ex-prefeito de Lagoa Grande; e Romonilson Mariano, ex-prefeito de São José do Belmonte, são nomes que devem compor a disputa.

De prefeito Sansão do Cabelão

A política e a fé estão andando juntas em Araripina, no Sertão do Araripe. Vereadores e representantes do Executivo municipal marcaram presença no novenário em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, padroeira do distrito de Gergelim, zona rural. Estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Francisco Edivaldo, e os parlamentares Divona da Rancharia e Sansão do Cabelão. O prefeito Evilásio Mateus (PDT) e o vice-prefeito Bringel Filho também participaram da solenidade, acompanhados de funcionários da prefeitura.

Crítica

O médico e ex-prefeito de Tabira, Josete Amaral, negou ter feito críticas à Casa de Parto Humanizado em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. A informação, que ganhou repercussão nas redes sociais e em grupos políticos da região, não estaria correta. Diante da repercussão, o político esclareceu que não fez nenhuma manifestação pública sobre o tema.

Newsletter