Uma troca e uma reviravolta
Uma aliança que parecia inabalável foi rompida no município de Água Preta. O prefeito Antonio Manoel da Silva o Miruca (PSB), colocou o bode na sala e deu início a uma reviravolta política ao romper com o deputado Clodoaldo Magalhães (PV) e firmar apoio a Lula da Fonte (PP).
A mudança de aliança, que ocorre em um momento pós-eleitoral, reflete os constantes ajustes e alinhamentos estratégicos que a política estadual impõe, mesmo após as disputas de 2024. Miruca, que até então se posicionava como aliado fiel de Clodoaldo, agora se aproxima de Lula da Fonte, um movimento que pode reforçar sua base de apoio para os próximos anos.
A troca de apoio gerou repercussão, principalmente em Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco, onde Clodoaldo perde uma base importante. Por outro lado, Lula da Fonte, aluno do pai, Dudu, consolida sua presença na região, ampliando sua rede de aliados. Esse tipo de movimento, comum no cenário político, evidencia a flexibilidade das alianças em Pernambuco, que são constantemente moldadas por interesses locais e regionais.
Reformas
O deputado estadual Fabrizio Ferraz propaga sua articulação junto à Secretaria de Educação do Estado buscando reformas nas escolas do Sertão pernambucano. Ele declarou ter protocolado diversas indicações para promoção de reformas, ampliações e construção de centros esportivos.
“Nosso objetivo é garantir aos nossos estudantes um espaço escolar de qualidade que possibilite o bom aprendizado e o desenvolvimento humano. Manteremos nosso mandato sempre atento às necessidades das nossas escolas, prontos para garantir, junto aos municípios e ao Estado, o melhor para nossa educação”, afirmou.
Crimes arquivados
A política vive se posicionando sobre violência e impunidade. Em Petrolina Seis inquéritos de homicídios ocorridos em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foram concluídos sem apontar os autores dos crimes – resultando em impunidade. Diante do resultado com pedido de arquivamento das investigações, nesta semana o Ministério Público deu prazo de 30 dias para familiares das vítimas se manifestarem se concordam ou querem revisão das provas. A coluna Segurança identificou os nomes das seis vítimas dos inquéritos que chegaram às mãos da 8ª Promotoria de Justiça Criminal de Petrolina sem apontar os responsáveis pelos assassinatos.
Novos profissionais
O prefeito Fabiano Marques de Petrolândia, Sertão do Itaparica, recebeu do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça do município, recomendação para a adoção de medidas para garantir que, até o início do ano letivo de 2026, a rede pública de ensino municipal conte com profissionais das áreas de psicologia e serviço social, em conformidade com o que determina a lei nº 13.935/2019. Entre as providências recomendadas, está a realização, até o dia 1º de julho deste ano, de um estudo diagnóstico sobre a realidade da rede municipal de ensino, dimensionando a quantidade necessária de profissionais para atender a demanda, bem como a definição das respectivas atribuições.