Logo Folha de Pernambuco
Carreiras e Empresas

Estabilidade no trabalho: o que realmente importa?


O mercado de trabalho é um cenário dinâmico onde, de um lado, empresas buscam formar equipes competentes e estáveis e, de outro, estão profissionais em busca de oportunidades que possam consolidar suas carreiras e se realizar profissionalmente. O trabalho é um dos pilares estruturantes da vida, e a falta dele pode gerar insegurança, desconforto e até constrangimento. 
Muitas pessoas evitam itir que estão fora da ativa, pois há um peso social associado à pergunta "onde você trabalha?" ou “o que você faz?”. Apesar de sua importância estrutural, não é fazer qualquer coisa ou trabalhar em qualquer lugar que vai preencher essa lacuna. A busca por uma posição profissional precisa ser pautada na construção de um alinhamento sólido e de uma identificação consistente entre o indivíduo, a natureza das atividades e a empresa.

 

Valorização
As organizações valorizam equipes coesas, e isso significa que profissionais que mudam de ocupação constantemente podem não ser bem-vistos. Essa alta rotatividade gera desconfiança, pois pode ser indício de falta de compromisso ou dificuldade de adaptação. Além disso, há um problema recorrente nos processos seletivos: candidatos que omitem informações ou não são claros por medo de serem descartados. 
Como existir alinhamento e identificação quando não há transparência? É um caminho para o fracasso, pois em poucos meses a empresa vai perceber a falta de experiência ou preparo necessário para a função, levando à demissão. Assim, ao tentar resolver um problema imediato – conquistar a vaga – cria-se outro: a instabilidade e a perda de competitividade no mercado.
Outro aspecto relevante é a busca por capacitação. Muitas pessoas acreditam que a solução para garantir um trabalho está na realização de cursos e treinamentos técnicos. Embora a qualificação seja essencial, há um ponto frequentemente negligenciado: compreender os valores, a cultura e o funcionamento da empresa. 

Princípios
Mais do que demonstrar domínio técnico, um profissional recém-contratado deve se apropriar dos princípios da organização para conseguir aplicar seus conhecimentos de forma adequada e desenvolver soluções alinhadas às necessidades do negócio.
Dificilmente um empregado é dispensado apenas por falta de conhecimento técnico. Empresas estão dispostas a investir no aprimoramento de seus talentos. O verdadeiro problema ocorre quando a pessoa não consegue construir soluções compatíveis com a organização ou quando enfrenta dificuldades de relacionamento com seus colegas de trabalho. Saber interagir, compreender a dinâmica da equipe e se adaptar ao ambiente organizacional são fatores determinantes para a permanência e o crescimento dentro da empresa.
Portanto, para aqueles que desejam a realização profissional com posições de destaque, é fundamental ir além do conhecimento técnico. Ter orgulho do que faz, ter identificação com a cultura organizacional, conhecer o negócio, entender seus valores e saber se relacionar são elementos cruciais para se manter no mercado e evoluir dentro de uma organização. A estabilidade não se conquista apenas com habilidades, mas também com atitudes e comportamentos alinhados à essência da companhia.

Newsletter