Microcrédito cresce 4% em Pernambuco, com mulheres liderando tomada de crédito
Setores de confecção, beleza e cosméticos puxam a demanda por recursos do Prospera
A concessão de microcrédito pelo Santander Brasil a empreendedores em Pernambuco teve alta de 4% no segundo semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O aumento foi impulsionado, sobretudo, pela busca por recursos para investir em negócios próprios. Os dados são do Prospera Santander Microfinanças, programa do banco voltado a micro e pequenos empreendedores.
O levantamento mostra que as mulheres lideram a tomada de crédito nessa modalidade, representando 66% da base de clientes do programa no Brasil. Em Pernambuco, os setores que mais demandam os recursos são os de confecção, cosméticos e beleza.
Além das taxas reduzidas e facilidade de o, o programa oferece e técnico a partir de uma equipe especializada que ajuda os empreendedores a gerenciar melhor seus negócios e identificar oportunidades de crescimento.
Leia Também
• Golpes bancários: Febraran mostra golpe do WhatsApp como o mais relatado entre os clientes
• Empréstimo CLT pode afetar a renda mensal das famílias pernambucanas
• 32% das empresas brasileiras já têm retorno significativo investindo em IA para finanças
Nacionalmente
Em nível nacional, a carteira do Prospera atingiu R$ 3,3 bilhões em janeiro de 2025, o que representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Atualmente, o programa conta com cerca de 1,15 milhão de clientes ativos, avanço de 3% na base.
“O Prospera tem desempenhado um papel transformador nas comunidades onde atua. Temos orgulho de fomentar a microeconomia e queremos seguir expandindo nosso impacto”, afirmou Fernando da Hora, sênior head do programa.
Criado em 2002, o Prospera já atendeu mais de 2,9 milhões de empreendedores em 1.755 municípios brasileiros. O modelo adotado é o de aval solidário, em que pequenos grupos se responsabilizam coletivamente pela adimplência dos empréstimos contratados.