XP: Pesquisa aponta leve alta no apetite por ações, mas renda fixa segue dominante
Assessores indicam melhora no sentimento em relação à Bolsa
A mais recente pesquisa da XP com seus assessores apontou uma melhora no sentimento em relação ao mercado de ações, mas ainda sem uma movimentação expressiva nos portfólios dos clientes. Em abril, 18% dos assessores indicaram que seus clientes planejam aumentar a exposição em renda variável, uma alta de dois pontos percentuais em relação a março. Ainda assim, a maioria dos investidores segue priorizando a renda fixa como principal classe de ativos.
O levantamento também revelou que o sentimento dos assessores em relação à Bolsa subiu para 6,4 numa escala de 0 a 10, acima dos 5,9 registrados no mês anterior. Apesar do bom desempenho do Ibovespa no primeiro trimestre, o estudo mostrou que a alocação em ações continua concentrada em níveis baixos, com 83% dos clientes alocados entre 0% e 25% da carteira em renda variável.
Leia Também
• Empreendedorismo: pernambucanos que desejam investir no próprio negócios terão o à capacitação
• Sesc-PE abre processo seletivo com 22 vagas de emprego em diversas áreas; saiba como concorrer
A pesquisa indicou ainda que, embora as preocupações com riscos fiscais no Brasil tenham diminuído, o cenário global ou a ocupar maior espaço entre as apreensões dos investidores. Riscos de recessão nos Estados Unidos e tensões geopolíticas foram os principais destaques. Também houve aumento no interesse por ouro e por investimentos internacionais, refletindo uma busca maior por diversificação.