O superpoderoso no Partido dos Trabalhadores de Pernambuco
Carlos Veras consegue unanimidade na CNB e tem dois adversários para a eleição direta do partido
Deputado federal no segundo mandato e primeiro-secretário na Câmara Federal, um dos mais importantes cargos na mesa diretora da Casa, o sertanejo Carlos Veras, 43 anos, é o candidato de consenso na corrente petista Construindo Um Novo Brasil (CNB), ligada ao senador Humberto Costa.
Por unanimidade, tirou do páreo a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e o secretário-geral do PT no estado, Sérgio Goiana, que devem compor a chapa. É a terceira vez que no processo de eleição direta do partido Goiana sai da disputa em nome da unidade.
O desafio de Veras, além dos ligados diretamente ao PT, será conciliar agendas. O deputado é também um dos coordenadores da bancada federal de Pernambuco e candidato à reeleição em 2026. Dizem que não lhe faltará retaguarda.
Com o consenso na CNB, o Coletivo PT Militante, liderado pela senadora Teresa Leitão, retirou o nome do ex-presidente da CUT-PE Messias Melo.
“Nosso nome é o melhor, mas nos conduzimos pelo que juntou mais apoios”, diz a senadora. Com poucas chances de se elegerem, o vereador do Recife Osmar Ricardo, da Alternativa Socialista Democrática, e o ex-deputado Fernando Ferro, das correntes Avante e Diálogo e Ação Petista, mantêm a candidatura até agora.
“A gente não tem nenhuma intenção de sair. Entendemos que somos o melhor nome para cuidar do PT”, destaca o vereador. Ferro se diz animado para a disputa. “Quero fazer um debate político sobre os descaminhos do PT-PE e sobre o resgate de um projeto tão importante”, enfatiza.
Propostas para o Arco
Na próxima semana, o governo do estado deve conhecer as propostas para o Arco Metropolitano Sul. Em seguida, escolhe a empresa responsável. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra durante entrevista ontem, em Caruaru. Pretende começar os serviços no início do segundo semestre, para melhorar o tráfego e a competitividade no escoamento da produção.
Sessão relâmpago
O vice-presidente da Alepe, deputado Rodrigo Farias, não conseguiu colocar em pauta a votação do indicado para a Adagro. As sessões das quintas são esvaziadas. Ontem começou com mais de uma hora de atraso. No , 10 presentes, quórum mínimo. E um pronunciamento, do deputado Joel da Harpa. Acabou em 11 minutos.
Acelerados
O PSOL define e anuncia amanhã a pré-candidatura ao governo de Pernambuco. Na lista nomes como o das candidatas, em 2024, Michelle Santos, à Prefeitura de Caruaru, e Carol Vergolino, a deputada federal; o ex-vereador Ivan Moraes; e a vereadora Jô Cavalcanti.
Depois da tempestade
A chuva deu uma trégua ontem, e o prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros (PL), embarcou para Brasília. Esteve com o secretário de Defesa Civil, Wolnei Wolff, os ministros André de Paula e Waldez Góes. Conseguiu R$ 58,9 milhões para moradia e infraestrutura.