Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Os caminhos do estado para chegar a Fernando de Noronha

Estratégias usadas até agora não conseguiram destravar pauta na Assembleia Legislativa

Não adianta o governo fazer apelos aos deputados estaduais. Não adianta circular pelos gabinetes da Assembleia Legislativa apresentando o indicado para o Arquipélago de Fernando de Noronha, o advogado Virgílio Oliveira. Nem mobilizar o Conselho Distrital da Ilha.

A presença do presidente do colegiado, Milton Luna, em plenário, durante a sessão de ontem, irritou o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB).

“Ele não estava apropriado nem é autoridade para estar em plenário”, alfinetou Álvaro Porto, acrescentando não tê-lo obrigado a retirar-se porque ele estava com a líder do governo, deputada Socorro Pimentel (União Brasil).

As declarações de Milton Luna à imprensa deixaram os ânimos mais acirrados. Ele considerou que a lentidão para analisar a matéria devia-se a questões políticas. Estimou que a análise seja feita nos próximos 15 dias e não descartou acionar a Justiça, caso o novo movimento não surta efeito.

A reação da Casa foi imediata. Deputados que fariam audiência pública na ilha, para discutir eleição direta e violência, recuaram. A Comissão de Justiça havia escolhido Edson Vieira (União), João Paulo Lima e Silva (PT) e Waldemar Borges (PSB)  para o encontro, dia 28. Alegam agora que o ambiente ficou inóspito.

Após tantas tentativas, o governo poderia se entender a respeito das emendas parlamentares. Com dinheiro em caixa, pagaria o que está pendente e reforçaria a lista do que não foi pago e explicaria o porquê, detalhando cada ponto. Destravaria Noronha e o pedido de empréstimo. Destravaria a pauta legislativa.

 

Coração de pai
Pai de Virgílio Oliveira, o deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) considera natural a lentidão na escolha do gestor de Noronha. “Eu o criei para aguentar pressão.” Mas lamenta a atitude de alguns parlamentares. “É uma pena Alberto Feitosa (presidente da Comissão de Justiça) e Álvaro (Porto) não respeitarem o fato de ele ser meu filho. Isso vai gerar uma mágoa pra toda a vida”, atestou.

Vistoria no Hospital da PM
No dia seguinte ao discurso do presidente da Alepe, Álvaro Porto, cobrando ações na segurança do estado, deputados visitam hoje o Hospital da Polícia Militar. Querem ver as condições da unidade e exigir providências. No pronunciamento de ontem, nove parlamentares se posicionaram: oito da oposição e a líder do governo.

Prazo final
O deputado Jarbas Filho deve inscrever hoje, no último dia, a chapa que vai disputar a presidência do MDB no estado, com apoio do senador Fernando Dueire. Raul Henry vai disputar a reeleição e se inscreveu na segunda. O pleito será dia 24, na Câmara do Recife.

Resistência
O longa “O Bem Virá”, da pernambucana Uilma Queiroz, estreia amanhã no Cinema da Fundação, em Casa Forte. Gravado em Afogados da Ingazeira, resgata a memória de 13 grávidas fotografadas em 1983, em uma frente de emergência. Com abordagem política, reflete sobre resistência e conquistas em meio à seca. 

Newsletter