Logo Folha de Pernambuco
Papo de Primeira

Família e escola: uma parceria essencial na formação de valores e da cidadania

A parceria entre escola e família é um dos pilares fundamentais na educação de crianças e jovens

A parceria entre escola e família é um dos pilares fundamentais na educação de crianças e jovens. Ao escolher uma instituição de ensino, os responsáveis devem considerar não apenas o desempenho acadêmico, mas também os valores que a escola vivencia e transmite aos alunos. 

Entre eles, empatia, respeito e justiça são princípios ensinados no cotidiano familiar. A psicóloga, psicopedagoga e consultora da Rede Pitágoras, Stella Maris Bicalho de Paiva, explica que os estudantes geralmente têm os responsáveis como referência para as suas próprias ações. “Se os pais valorizam seus compromissos e prezam pela pontualidade, a criança tende a reproduzir esse comportamento no dia a dia escolar, seja ao respeitar os horários de entrada e saída, os combinados para dormir ou os momentos de lanche. Essas vivências ajudam a formar e internalizar valores”, exemplifica.  

Nesse sentido, a escola também cumpre um papel fundamental, ao oferecer um ambiente onde os valores são praticados cotidianamente por todos os profissionais. Segundo a especialista, é possível adotar ações simples e eficazes desde a educação infantil para reforçar essa formação, como cumprimentar colegas e professores, agradecer quando alguém ajuda em tarefas do dia a dia, convidar colegas sozinhos para brincar, ajudar quem enfrenta dificuldades em sala e compartilhar materiais. 

Além disso, os educadores, muitas vezes, percebem comportamentos que podem sinalizar desafios no convívio familiar. A escola, então, atua como uma parceira ao alertar os responsáveis sobre atitudes que merecem atenção. “Muitos adultos não se dão conta de como suas próprias ações impactam a formação das crianças. O diálogo entre escola e família é essencial para alinhar condutas e construir uma relação harmônica e coerente”, afirma Stella. 

Segundo ela, o respeito à diversidade, a inclusão e os direitos humanos devem estar presentes na escola da mesma forma que na sociedade. “Valores como empatia, solidariedade, cooperação, tolerância, justiça e diálogo são universais e fundamentais para uma convivência saudável. Por isso, fortalecer a conexão entre família e escola é um o decisivo para combater o bullying, que ainda é muito recorrente em diversos ambientes escolares, e para criar um local onde todos se sintam acolhidos, respeitados e felizes por estarem juntos”, conclui. 

Sobre a Rede Pitágoras: O Sistema de Ensino conta com uma metodologia própria e usa tecnologias que potencializam os processos educacionais. Com mais de 57 anos de tradição, está presente em mais de 400 escolas, beneficiando mais de 120 mil alunos, abarcando desde o desenvolvimento de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio até o desenvolvimento de educadores e lideranças educacionais. O Sistema faz parte da SOMOS Educação e recentemente renovou sua identidade visual e incorporou mudanças pedagógicas que acompanham os novos tempos.

Newsletter