Logo Folha de Pernambuco
Saúde e bem-estar

Abril Verde alerta para o sedentarismo

Campanha destaca a importância da atividade física e os riscos da inatividade, como a obesidade

Mesmo sendo um país abençoado por belezas naturais, com vastas áreas verdes, parques públicos, calçadões à beira-mar e clima favorável à prática de esportes ao ar livre, o Brasil carrega um paradoxo preocupante: é o país mais sedentário da América Latina, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em pleno “Abril Verde”, campanha dedicada à conscientização sobre a importância de um estilo de vida ativo, o alerta é claro: é preciso sair do sofá e colocar o corpo em movimento.

Além da campanha, abril também é simbólico por reunir duas datas de peso na agenda da saúde global: o Dia Mundial da Atividade Física, em 6 de abril, e o Dia Mundial da Saúde, no dia 7. Juntas, essas iniciativas reforçam a necessidade urgente de combater o sedentarismo e promover o bem-estar da população.

O que é sedentarismo?
O sedentarismo é caracterizado pela ausência ou insuficiência de atividades físicas regulares. Conforme a OMS, considera-se sedentária uma pessoa que pratica menos de 150 minutos semanais de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade intensa. Isso equivale a cerca de 30 minutos por dia, cinco vezes por semana — algo que, à primeira vista, parece simples, mas que continua longe da realidade de milhões de brasileiros.
Existem diferentes formas de sedentarismo. Há o sedentário absoluto, que praticamente não realiza nenhuma movimentação corporal significativa ao longo do dia, e o sedentário funcional, que até pode caminhar ou subir escadas ocasionalmente, mas não realiza atividades físicas planejadas e com regularidade (exercícios físicos).

O sedentarismo e a obesidade
Uma das principais consequências do sedentarismo é a obesidade, que, por sua vez, é fator de risco para diversas outras doenças, como hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, problemas osteoarticulares e até alguns tipos de câncer. A ausência de movimento desacelera o metabolismo, reduz a queima de calorias, aumenta o acúmulo de gordura corporal e impacta negativamente a saúde mental, levando a quadros de ansiedade e depressão. Dados do Ministério da Saúde mostram que o índice de obesidade no Brasil mais que dobrou nas últimas duas décadas. E um dos principais vilões é justamente o comportamento sedentário associado a dietas ricas em alimentos ultraprocessados.

Mudar o estilo de vida é possível
Adotar uma rotina mais ativa não requer, necessariamente, academia ou grandes investimentos. Caminhar pelo bairro, andar de bicicleta, subir escadas, brincar com os filhos no parque ou fazer alongamentos em casa já são atitudes que contam pontos contra o sedentarismo.Além disso, é fundamental que o poder público invista na valorização dos espaços públicos, oferecendo segurança, ibilidade e incentivo à prática de atividades físicas. Ao mesmo tempo, escolas, empresas e comunidades devem incorporar a promoção da saúde em suas rotinas. Enfrentar o sedentarismo é um compromisso coletivo, e os primeiros os — literalmente — estão ao alcance de todos.

Seja a sua melhor versão
Saiba mais sobre o médico Rafael Coelho @rafaelcoelhomed –
www.rafaelcoelhomed.com.br


Acontece

Colégio de São José promove ação especial no Dia Nacional do Combate ao Bullying e a Violência Escolar

Ação "juntos contra o bullying" no Colégio de São José - Foto: Alisson Vera Cruz

Com o objetivo de construir um ambiente educacional seguro, onde todos possam se sentir acolhidos e respeitados e promover uma ampla reflexão sobre a cultura de paz, o Colégio de São José, no Centro do Recife, realiza nesta segunda (7), a partir das 9h30, uma grande mobilização especial em referência ao Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência Escolar. A atividade inclui Círculos de Paz, um momento de escuta e diálogo, onde os estudantes compartilharão experiências e reforçarão valores como solidariedade e respeito mútuo. A canção "Paz pela Paz", do músico Nando Cordel, também será entoada por todos, simbolizando o desejo coletivo por um ambiente escolar harmonioso. O encerramento será com um ato simbólico, onde a comunidade escolar acena com balões brancos, representando o compromisso da instituição na ação #Juntoscontraobullying!


Hub em saúde e inovação

A Endogastro lançou o Endogastro HUB, completo ecossistema de saúde que amplia a atuação da clínica para além dos exames, tratamentos e procedimentos diagnósticos. Crédito: Divulgação.

O câncer de intestino é o segundo mais frequente entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 45 mil novos casos por ano – muitos evitáveis com diagnóstico precoce via colonoscopia. A Endogastro, que se tornou um Hub de saúde e prevenção, promove a intersecção entre diagnóstico, terapias preventivas e promoção de longevidade. A estrutura inovadora inclui a Nutrigen Clinic, com foco em nutrição funcional, nutrologia, endocrinologia e health infusions, além do Instituto Endogastro cuja missão é capacitar e conectar profissionais da saúde por meio de uma agenda científica robusta. Aliás, nos últimos dias 3 e 4, o Endogastro Hub realizou o GastroConecta 2025, reunindo os maiores especialistas do Brasil para discutir inovações e tendências relativas ao sistema digestivo


Vestibular de Medicina

Grupo universitário fará vestibular de medicina para unidade no Sertão de Pernambuco - Foto: Divulgação

A Faculdade São Leopoldo Mandic está com inscrições abertas para o Vestibular de Medicina com ingresso no segundo semestre de 2025. Ao todo, são oferecidas 157 vagas distribuídas entre as unidades de Campinas, Limeira, Araras e também para a Faculdade de Medicina do Sertão (FMS), localizada em Arcoverde (PE). A seleção será realizada por meio de prova on-line, marcada para o dia 4 de junho, das 18h30 às 22h30 (horário de Brasília), além de outras modalidades de ingresso, como ENEM, IB (International Baccalaureate), Abitur e SAT (Scholastic Aptitude Test). A avaliação da prova será composta por 50 questões de múltipla escolha e uma redação. As inscrições podem ser feitas até às 22h do dia 30 de maio de 2025 pelo site www.slmandic.edu.br, com taxa de R$ 250,00. Os resultados serão divulgados no dia 9 de junho, e o início das aulas está previsto para 4 de agosto de 2025.


MV lança nova temporada de podcast sobre transformação digital na saúde

A jornalista Adriele Marchesini comanda os episódios - Foto: Divulgação

A MV, multinacional  em tecnologia para a saúde, lançau a segunda temporada do MVCast, podcast que aborda inovações, tendências e desafios do setor. Com o tema "Os bastidores da Jornada Digital na Saúde", a nova fase trará 10 episódios quinzenais, em vídeo, com debates e entrevistas com especialistas renomados. A jornalista Adriele Marchesini comanda os episódios, que discutirão temas como a preparação do paciente, o impacto da desinformação, o uso da inteligência artificial na medicina, o papel dos dados na saúde e os desafios da saúde pública digital. Os episódios serão disponibilizados no YouTube, Spotify e Deezer. e: https://linktr.ee/mvcast


Em pauta

Curso gratuito capacita profissionais de saúde para ampliar o diagnóstico precoce de doenças raras na primeira infância

A farmacêutica Roche e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) estão lançando um curso gratuito e virtual com o objetivo de promover a atualização científica no manejo de pacientes com atraso no desenvolvimento psicomotor na primeira infância e contribuir para a promoção de práticas profissionais de qualidade, centradas na atenção e cuidado da criança  nesse paciente, visando o fortalecimento do cuidado humanizado e integral pela equipe multiprofissional da atenção primária. Além de democratizar o o ao conhecimento em saúde, a iniciativa busca estimular o diagnóstico e tratamento precoces de doenças raras e outras condições que podem surgir na primeira infância, promovendo um cuidado integral e de qualidade a bebês e crianças.

Curso gratuito de doenças raras - Foto: Divulgação

Segundo o Ministério da Saúde, há cerca de oito mil doenças raras no mundo, e no Brasil, a média de tempo para o diagnóstico de uma condição rara é de cinco a oito anos. O curso “Atraso Psicomotor na Primeira Infância” faz parte do projeto #eureconheço, idealizado pela Roche. “Temos o compromisso de oferecer educação de qualidade aos profissionais da saúde primária, visando ampliar o diagnóstico precoce de doenças raras e dignificar a jornada dos pacientes. Acreditamos que investir em saúde e educação é o caminho para uma sociedade forte, justa e equânime, promovendo uma transformação social significativa., afirma Viviane Leite, Lider de Ecossistema Público, da Roche Farma Brasil. Para se inscrever ou saber mais informações, e mais.conasems.org.br



"Saúde e Bem-estar" é atualizada toda segunda-feira no Portal Folha de Pernambuco
Colaboração: jornalista Jademilson Silva
[email protected]
@jademilsonsilva

 

Newsletter