Festival Curicaca 2025: Brasil ganha novo evento para debater inovação e tecnologia
Realizado pela ABDI, festival contará com programação de maio a outubro
Brasília (DF) - Lançado com a pretensão de se tornar o maior festival de tecnologia, inovação e sustentabilidade do Brasil, o Festival Curicaca ganhou seu pontapé inicial nesta terça-feira (29), com a apresentação dos detalhes do evento, que acontecerá na capital federal de maio a outubro.
Realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), organização que está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércios e Serviços (MDIC), o festival será dividido em 10 trilhas de conhecimento e deverá receber cerca de 100 mil pessoas em sua primeira edição.
Com uma extensa programação, o evento terá como palco principal a Arena BRB Mané Garrincha, durante os dias 07 a 11 de outubro.
No entanto, a programação também será expandida para outros pontos da capital federal já a partir de maio, incluindo espaços públicos, estabelecimentos comerciais e culturais do Distrito Federal.
Leia Também
• AGU acusa Meta de enriquecer com anúncios fraudulentos em suas redes
• Nintendo otimista com a pré-venda do Switch 2 no Japão
• Certificados de resistência: entenda o que significam os códigos presentes nos smartphones
A agenda prevê, ainda, ativações do Curicaca em outras capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Trilhas de conhecimento
Com um olhar voltado para o futuro, o Festival Curicaca propõe trilhas de conhecimento que conectam inovação, sustentabilidade e tecnologia.
Entre os temas que serão abordados, destacam-se energia renovável e sustentabilidade energética, inovação em saúde, biotecnologia, transformação digital e Indústria 4.0, além de segurança e defesa tecnológica.
Além das trilhas de conhecimento, o evento também terá rotas de gastronomia e cultura, circuitos de startups, games, shows e exposições.
De acordo com o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, o festival representa um momento de celebração e estímulo à inovação do Brasil.
"O Curicaca chega ao Distrito Federal para mostrar que a indústria do nosso país pode muito e deve apostar em novas tecnologias. Trazer o há de mais novo na fronteira da inovação é mais um pontapé para fomentar o desenvolvimento do nosso país. O Curicaca é isso, um despertar de um novo tempo na indústria brasileira", afirmou.
Segundo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o Curicaca deverá ajudar o Brasil a mostrar o seu potencial.
"Será como uma espécie de celebração da NIB (Nova Indústria Brasileira) que surgiu para revolucionar a indústria. Por isso, parabenizo a ABDI pela iniciativa", destacou a gestora.
* A repórter viajou a convite da ABDI