Microsoft anuncia fim do Skype e migração das conversas para outra plataforma; entenda
Serviço considerado pioneiro será interrompido após o avanço de outros aplicativos
Sucesso nos anos 2000, o Skype terá o seu funcionamento descontinuado pela Microsoft. O anúncio foi realizado pela empresa americana nesta segunda-feira (5).
O programa, que permitia a realização de chamadas de vídeo e voz, foi um dos primeiros a possibilitar a conexão por videochamadas de forma gratuita. Como pioneiro no serviço, o Skype chegou a somar 50 milhões de usuários em 2005.
Leia Também
• Após atraso, GTA 6 divulga data de lançamento; confira
• Microsoft lança modelos de IA GPT-4.1 na Azure, plataforma de computação em nuvem
• Nintendo Switch 2 inicia pré-venda no Brasil nesta quarta-feira (30); veja valor do console
Ao longo dos anos, a plataforma também ou a reunir outras funções como o envio de mensagens, compartilhamento de arquivos e comunicação em grupo.
No entanto, com a chegada e popularização do WhatsApp, da Meta, e do Teams, que também pertence à Microsoft, o Skype teve a sua popularidade e número de usuários reduzidos.
No anúncio oficial realizado pelo presidente de aplicativos e plataformas colaborativas do Microsoft 365, Jeff Teper, a empresa confirmou que irá focar os seus esforços no Teams.
"Aprendemos muito com o Skype [...] à medida que evoluímos o Teams nos últimos sete a oito anos. Mas sentimos que agora é a hora, porque podemos ser mais simples para o mercado, para nossa base de clientes, e podemos entregar mais inovação com mais rapidez apenas nos concentrando no Teams", afirmou à CNBC.
Usuários contarão com período de transição
De acordo com a Microsoft, os bate-papos em grupo do Skype deverão permanecer intactos durante um período de 60 dias. Além disso, as mensagens e contatos serão transmitidos para o Teams.
Dessa forma, todas as mensagens enviadas pelo Skype também estarão disponíveis no Teams de forma automática, e vice-versa.