Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

Pernambuco ganha seu primeiro canal digital dedicado à oncologia, o Oncoweb

O lançamento será nesta quarta-feira, no Moinho Recife

Um grupo formado por oncologistas do Hospital Santa Joana, do Oncoagreste e de hospitais públicos do Recife como o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Hospital do Câncer e Hospital das Clínicas, lança nesta quarta-feira, às 19h, no Lounge do 5º andar do Moinho Recife, bairro do Recife, o Oncoweb – um novo canal digital dedicado à oncologia.

A proposta do Oncoweb é descentralizar o fluxo de informações em saúde, historicamente concentrado no eixo Sul-Sudeste, e oferecer conteúdo técnico, confiável e ível para pacientes, profissionais da saúde e a população em geral.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar cerca de 74 mil novos casos de câncer em 2025. Os tipos mais incidentes incluem câncer de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e colo do útero. Esses números reforçam a importância de iniciativas que promovam o o à informação qualificada e à prevenção.

“Nós acreditamos que informação ível e com qualidade técnica é uma ferramenta poderosa. Ela ajuda a população a entender a importância do cuidado precoce, a buscar tratamentos efetivos sem distorções e também a garantir qualidade de vida no pós-tratamento”, afirma a oncologista Cristiana Tavares, uma das fundadoras do grupo.

Diante do excesso de conteúdos nem sempre verificados disponíveis atualmente, o grupo sentiu a urgência de criar um espaço que reúna dados precisos, completos, baseados em evidências científicas e de fácil entendimento. O objetivo é auxiliar as pessoas a tomarem decisões informadas sobre sua saúde e seus tratamentos.

O projeto já pode ser acompanhado pelo Instagram, no perfil @grupooncoweb, onde serão publicados entrevistas, participações em eventos, vídeos com conteúdos educativos e atualizações sobre oncologia com foco na realidade do Nordeste e de outras regiões fora dos grandes centros.

Newsletter