Logo Folha de Pernambuco
cinema

Cinema: filmes em cartaz no Recife e Região Metropolitana de 22 a 28 de maio; confira

Nesta semana, "Missão: Impossível - O Acerto Final", ''Lilo & Stitch'' e ''Ritas'' estreiam nos cinemas brasileiros

Na programação dos cinemas do Recife e RMR hoje, destaque para a estreia de "Lilo & Stitch'', remake em live-action da animação da Disney, e de "Missão: Impossível - O Acerto Final", mais novo longa-metragem da franquia com Tom Cruise. Confira a seguir os filmes em cartaz de 22 a 28 de maio:

PRÉ-ESTREIA

"Filhas da Noite"

Chamadas por um Globo espelhado tão extinto das pistas quanto as próprias noites de glória, plumas e paetês de todas elas, seis atrizes e performers veteranas da capital pernambucana revisitam seus ados, e revivem suas mais íntimas memórias diante das câmeras, e de um presente encharcado de nostalgia. Pioneiras de uma revolução ainda em curso, elas são e sempre serão Filhas da Noite. 
Direção: Henrique Arruda e Sylara Silvério

ESTREIA 

"Lilo & Stitch''

Live-action do famoso clássico de animação da Disney, Lilo & Stitch conta a história da amizade entre uma jovem menina humana e um alienígena fugitivo que parece um cachorro. Stitch (Chris Sanders), o experimento 626, é um extraterrestre expressivo que é adotado como animal de estimação por Lilo (Maia Kealoha), uma imaginativa e rebelde garota havaiana, e juntos eles descobrem o significado de família. O jeito extrovertido de Lilo mais do que corresponde à energia caótica do pequeno monstro peludo e impulsivo que está sendo caçado pelos agentes da Federação Galáctica Unida. A amizade incomum entre os dois provoca uma série de confusões e problemas até com a assistente social que cuida de Lilo, observando seu bem-estar ao lado da irmã Nani, sua tutora legal desde a morte dos pais.
Direção: Dean Fleischer Camp



"Missão: Impossível - O Acerto Final"
Em "Missão Impossível 8", Ethan Hunt (Tom Cruise) e sua equipe da IMF embarcam em uma missão perigosa e de vingança para recuperar uma nova arma que ameaça toda a humanidade e enfrentar o maior vilão de seu ado.
Direção: Christopher McQuarrie



"Ritas"
É no processo de “arqueologia pessoal”, que se apresenta através das brechas da vida, que a cantora Rita Lee mostra o que todos veem, de uma maneira que ninguém jamais viu: Rita poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa. A vida pessoal de Rita e seu processo criativo são desvendados, revelando, assim, seu talento musical e sua capacidade de metamorfose no palco. A própria Rita guia a narrativa em entrevistas concedidas durante toda a sua carreira e depoimentos recentes e inéditos. 
Direção: Oswaldo Santana 



"A História de Souleymane"
Recentemente chegado em Paris, Souleymane tenta sobreviver entregando refeições de bicicleta. Ao mesmo tempo, ele prepara uma entrevista determinante para a obtenção do asilo e de documentos para poder trabalhar. Mas ele encontra muitas pedras em seu caminho.
Direção: Boris Lojkine



"Em Rumo a uma Terra Desconhecida"
Chatila e Reda, primos palestinos refugiados em Atenas, sonham com uma vida melhor. Determinados a juntar dinheiro suficiente para adquirir aportes falsos e se mudarem para a Alemanha, eles recorrem a todos os meios possíveis. Contudo, essa busca os força a ultraar seus próprios limites, deixando para trás uma parte importante de si mesmos.
Direção: Mahdi Fleifel



"Adeus, Garoto"
No final do verão de seus dezenove anos, Attilio, um jovem que vive em um bairro popular de Nápoles, recebe a missão de proteger uma jovem prostituta do Leste Europeu. Sem poder itir abertamente, Attilio acaba se apaixonando por ela. No entanto, quando seu pai é libertado da prisão e precisa saldar uma dívida considerável, Attilio se vê diante de uma escolha difícil: o amor pela garota ou a lealdade ao pai. Sua liberdade e sua vida, até então estáveis, estão em jogo.
Direção: Edgardo Pistone



EM CARTAZ

"Premonição 6: Laços de Sangue"

Atormentada por um pesadelo violento e recorrente, uma estudante universitária volta para casa em busca da única pessoa que pode ser capaz de quebrar o ciclo de morte e salvar sua família do terrível destino que inevitavelmente os aguarda.
Direção: Zach Lipovsky, Adam B. Stein



"Manas"
Marcielle (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA), começa a entender que o futuro não lhe reserva muitas opções. Encurralada pela resignação da mãe e movida pela idealização da figura da irmã que partiu, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres à sua volta.
Direção: Marianna Brennand



"Betânia"
Depois de perder seu marido, a parteira Betânia se muda para o povoado onde nasceu, mas jamais habitou. Empurrada pelo som ancestral do Bumba Meu Boi, pela força da família e da comunidade, Betânia tenta renascer, assim como as flores que desabrocham nos Lençóis durante a seca.
Direção: Marcelo Botta



"O Bem Virá"
Treze mulheres, treze ventres, treze esperanças, uma foto. E uma busca pelas mulheres que, em 1983, em uma seca no sertão do Pajeú pernambucano, lutaram pelo direito à sobrevivência, num contexto em que ser mulher era se limitar à função de istrar a miséria.
Direção: Uilma Queiroz

"Karate Kid: Lendas"
Em “Karate Kid: Lendas”, depois de uma tragédia familiar, o prodígio do kung fu Li Fong (Ben Wang) é forçado a sair de sua casa em Beijing para morar em Nova York com sua mãe. Li sofre para superar o ado enquanto tenta se encaixar na nova escola e, apesar de não querer lutar, os problemas parecem que o encontram em todos os lugares. Quando um novo amigo precisa de ajuda, ele entra em uma competição de caratê – mas só suas habilidades não bastam. O professor de kung fu de Li, Sr. Han (Jackie Chan) recruta o Karatê Kid original, Daniel LaRusso (Ralph Macchio) para ajudar, e Li aprende uma nova maneira de lutar, unindo os dois estilos em um só para um show definitivo de artes marciais.   
Direção:
Jonathan Entwistle

"O Combinado não sai caro"
Um casal decide ter um "e livre" para ficar com outra pessoa sem ser traição, fazendo com que eles questionem os termos do relacionamento. Na comédia nacional, Maia (Lara Tremouroux) e Caetano (Felipe Frazão) moram juntos há um ano e, ao em um contrato de união estável para o plano de saúde, sentem o verdadeiro impacto da monogamia. Durante uma brincadeira entre amigos, os dois escolhem um "permitido" para si. Porém, quando a situação hipotética acaba virando realidade, Maia e Caetano repensam os limites e desejos da relação.
Direção: Luiz Pinheiro


"Criaturas da Mente"
O sonho como motor da revolução humana. Esse é o mote de Sidarta Ribeiro, neurocientista brasileiro que, há 20 anos, estuda os mistérios do sonhar. Em sua investigação, propõe unir os saberes ancestrais dos povos originários e de origem africana no Brasil ao conhecimento científico, além de uma reavaliação científica das experiências com alucinógenos.
Direção: Marcelo Gomes



"Virgínia e Adelaide"
Virgínia Bicudo, mulher negra, professora universitária e pioneira dos estudos sobre racismo no Brasil, torna-se a primeira paciente de Adelaide Koch, mulher judia, médica e psicanalista, que se muda para São Paulo em fuga da Alemanha nazista. Juntas, participam da fundação da psicanálise no país, abrindo espaço para as que vieram depois. 
Direção: Yasmin Thayná, Jorge Furtado



"Thunderbolts*"
Em "Thunderbolts*", a Marvel Studios reúne uma equipe incomum de anti-heróis—Yelena Belova, Bucky Barnes, Guardião Vermelho, Fantasma, Treinadora e John Walker. Depois de se verem presos em uma armadilha mortal armada por Valentina Allegra de Fontaine, esses rejeitados desiludidos devem embarcar em uma missão perigosa que os forçará a confrontar os cantos mais sombrios de seus ados. Será que esse grupo disfuncional se destruirá, ou encontrará redenção e se unirá antes que seja tarde demais?
Direção: Jack Schreier



"Homem com H"
Cinebiografia de Ney Matogrosso, Homem com H apresenta a intensa trajetória do artista desde a infância até se tornar uma das grandes figuras da música e cultura brasileiras. O filme acompanha a origem em Bela Vista no Mato Grosso do Sul e os constantes embates familiares em razão dos preconceitos de seu pai. Ao sair de casa e se mudar para São Paulo, Ney dá início à sua carreira artística. Com uma voz única e uma veia criativa e performática inesquecível, Ney Matogrosso compõe um terço da banda Secos & Molhados e enfileira sucessos como Rosa de Hiroshima e Sangue Latino em meio à repressão da ditadura militar. ando por cada fase de sua carreira, Homem com H conta a história de vida de um ícone artístico, demonstra sua identidade revolucionária e arrebatadora, seu ímpeto libertário e sua inconfundível presença de palco.
Direção: Esmir Filho



"Pecadores"
Dispostos a deixar suas vidas conturbadas para trás, irmãos gêmeos (Michael B. Jordan) retornam à sua cidade natal para recomeçar suas vidas do zero, quando descobrem que um mal ainda maior está à espera deles para recebê-los de volta.
Direção: Ryan Coogler



"Lispectorante"
Afundada numa crise existencial e financeira, Glória Hartman, 58 anos, retorna ao Recife, sua cidade natal. Através de uma fenda nos escombros da casa onde morou Clarice Lispector, Glória começa a ver coisas misteriosas enquanto trilha um percurso de desconstrução da sua visão de vida.
Direção: Renata Pinheiro

ESPECIAL

Sessão VerOuvindo Circula (Cinema São Luiz)
"Wadja"

O documentário biográfico conta a vida e carreira de Marilena Araújo, Wadja, mulher indígena, defensora das causas indígenas, da cultura e fundadora da Escola Bilíngue Antônio José Moreira. Apresenta a sua atuação pioneira na educação indígena e no ensino didático da língua materna do povo Fulni-ô, o Yaathe.
Direção: Narriman Kauane

"Quem me Quer?"
Um tributo sensível às histórias que orbitam o Cinema São Luiz, espaço emblemático do Recife. A produção mergulha nas memórias afetivas de pessoas que, ao longo dos anos, construíram laços profundos com o cinema, transformando-o em cenário de vivências marcantes, encontros e descobertas. O filme resgata, com delicadeza e emoção, o valor simbólico do São Luiz na paisagem cultural da cidade.
Direção: Tiago Pinheiro

Sesão Infantil (Cinema São Luiz)
"Foi Assim, Foi Assado - parte 2" 

Teresa é uma criança muito curiosa, que vive com sua avó, uma inventora de traquitanas, cuja maior invenção é a casa-robô, uma casa tecnológica, construída com peças achadas na rua, e por isso, pode se transformar em diversas máquinas e locais de aventuras. Através da imaginação de Teresa, as personagens cruzam a linha do tempo da história, revivendo grandes e pequenas descobertas da humanidade.
Direção: Chia Beloto

Sessão de Curtas (Cinema São Luiz)
Celebrando a trajetória da produtora pernambucana independente Filmes de Marte, criada em 2015, será exibida uma retrospectiva com todos os curtas da produtora entre 2015 e 2025. As obras abordam temas como envelhecimento do corpo Queer, a investigação do gênero fantástico e a arte Drag Queen, acumulando mais de 80 prêmios e exibições em mais de 150 eventos internacionais. A sessão será gratuita e incluirá uma conversa entre o público, Henrique Arruda e Sylara Silvério.

Mostra de Cinema Europeu (Cinema da Fundação - Derby)
"Pequeno País" 

Na década de 1990, um menino vivia em Burundi com seu pai, um empresário francês, sua mãe de Ruanda e sua irmãzinha. Ele a seu tempo se divertindo com seus colegas de classe até a guerra civil irromper, acabando com a inocência de sua infância.
Direção: Eric Barbier

"Histórias de Meninas"
Célia mora na cidade espanhola de Zaragoza no início dos anos 1990. Aos 11 anos, ela vive com a mãe viúva e estuda para ser itida numa escola religiosa. Até que uma forasteira chega e abre as portas da adolescência para Célia.
Direção: Pilar Palomero

"Obrigado, Rapazes"
Antonio, um ator desempregado que faz dublagens de filmes pornográficos, aceita ensinar teatro em uma prisão. Ao descobrir o talento dos detentos, ele decide encenar a famosa comédia de Samuel Beckett, "Esperando Godot". Conforme os detentos se entregam à arte, descobrem o poder transformador da expressão e encontram esperança além dos muros da prisão.
Direção: Riccardo Milani

Mostra Filmes de Formação (Cinema UFPE)
Até sexta-feira (23), a Mostra Filmes de Formação propõe um mergulho nas diversas formas de amadurecimento retratadas no cinema, trazendo o cinema como um aliado do autoconhecimento. A filmografia do cineasta francês Jean-Claude Brisseau é um dos pilares da mostra.

CONSULTE OS HORÁRIOS DOS CINEMAS:

UCI (Plaza, Recife e Tacaruna)
Cinemark (RioMar)
Moviemax (Rosa e Silva, Igarassu, Camará e Royal)
Kinoplex (Boa Vista)
Cinépolis (Guararapes/Patteo)
Costa Dourada
Cinesystem (Paulista North Way Shopping)
Cinema da Fundação (Derby, Museu e Porto)
Teatro do Parque

Cinema da UFPE
Cinema São Luiz


 

 

 

 

Newsletter