Kleber Mendonça Filho fala do Recife em Cannes e enaltece o Brasil: "Meu país é cheio de poesia"
Cineasta pernambucano venceu o prêmio de melhor direção pelo filme "O Agente Secreto"
O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho fez questão de citar o Recife em seu agradecimento, após vencer o prêmio de Melhor Direção por ''O Agente Secreto'' na 78ª edição do Festival de Cannes 2025. A cerimônia de encerramento ocorreu neste sábado (24), com a entrega dos prêmios entre os 22 filmes na mostra competitiva.
"Meu país, o Brasil, é um país cheio de beleza e poesia. Estou muito orgulhoso de estar aqui esta noite. Penso que Cannes é simplesmente a catedral do cinema neste planeta", disse o cineasta, que misturou português, francês e inglês no discurso.
Kleber Mendonça fez questão de falar sobre sua terra natal durante o agadecimento. "Eu queria mandar um abraço para todo mundo que está vendo no Brasil, especialmente para Recife, Pernambuco", afirmou.
Leia também
• Internet reage à vitória de Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho em Cannes: ''histórico''
• Kleber Mendonça Filho vence como Melhor Direção em Cannes pelo filme ''O Agente Secreto''; confira
• Wagner Moura vence como Melhor Ator em Cannes pelo filme ''O Agente Secreto''
O prêmio do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, que já havia recebido a premiação de Melhor Ator em nome de Wagner Moura, protagonista do longa-metragem, foi entregue pelo diretor francês Claude Lelouch.
O filme brasileiro é um suspense de espionagem em que Wagner, interpretando Marcelo, atua como um professor de 40 anos que precisa fugir de São Paulo e vir para Recife, em 1977, durante a Ditadura Militar brasileira.