Com obras concluídas, Aeroporto de Fernando de Noronha poderá voltar a receber aviões de maior porte
Governo de Pernambuco informou que aguarda autorização da Anac para o retorno da operação
O Governo de Pernambuco anunciou a conclusão das obras do Aeroporto Governador Carlos Wilson, no Arquipélago de Fernando de Noronha.
A requalificação do terminal incluiu obras de pavimentação da faixa central da pista e pouso e taxiamento e a reabilitação do pátio de aeronaves, com investimento de R$ 60 milhões.
Com essa conclusão, o aeroporto da ilha recuperou sua capacidade operacional e poderá voltar a receber aviões de maior porte, com pousos e decolagens de aeronaves turbojato.
Essa autorização depende da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Folha de Pernambuco entrou em contato com a instituição e aguarda retorno.
Leia também
• Carnaval de Fernando de Noronha tem desfile inédito do Galo, Mago de Tarso, Michelle Melo e mais
• Fernando de Noronha: homem é multado, detido, demitido e retirado da ilha após pichar rochas
• Carnaval deve movimentar 10,5% a mais de ageiros no Aeroporto dos Guararapes
No final de janeiro, a Anac confirmou, após inspeções regulares para acompanhar o andamento dos trabalhos, a conclusão das obras mínimas necessárias para a reavaliação da restrição de voos de maior porte no aeroporto.
O terminal não recebe voos de aeronaves a jato desde outubro de 2022. A decisão tomada pela Anac citava a segurança como prioridade nas operações do aeródromo, uma vez que a pista tinha fissuras e buracos.
"Agora precisamos da aprovação da Anac para liberar os voos de jato a pousarem na ilha, garantindo mais turistas e maior conectividade do arquipélago com o país", destacou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.