Shopee inaugura centro de distribuição em Jaboatão e deve gerar mais de 1 mil empregos em 2025
Unidade é a segunda no Brasil no modelo fulfillment
A Shopee inaugura nesta quarta-feira (21), em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, o 13º centro de distribuição da empresa. A expectativa é gerar mais de mil empregos no local até dezembro de 2025.
A unidade é a segunda no Brasil no modelo fulfillment, que gerencia todo o processo logístico, desde o recebimento de um pedido online até a entrega do produto. O primeiro do tipo está localizado em São Paulo.
Segundo a empresa, o novo espaço em Jaboatão busca acelerar as entregas e melhorar a experiência dos usuários. O local armazenará produtos de vendedores brasileiros, que representam mais de 90% das vendas na plataforma.
"Queremos entregar uma experiência cada vez melhor para consumidores e lojistas na nossa plataforma. Os vendedores também se beneficiam desse modelo, uma vez que a plataforma fica responsável pelos processos de armazenagem, embalagem e envio dos produtos", destacou o head de Expansão da Shopee, Rafael Flores.
Vendedores locais serão prioridade
A Shopee informou que o novo centro de distribuição será multicategoria, com foco nos principais produtos comprados na região. Inicialmente, o espaço receberá apenas produtos de vendedores de Pernambuco e São Paulo.
"Além do impacto logístico positivo no estado, a chegada do fulfillment deverá gerar mais de mil empregos, diretos e indiretos, até dezembro de 2025", destacou a empresa.
A previsão é que com o aumento de escala da operação, o espaço também receba vendedores de estados do Sudeste e Sul do Brasil. O Nordeste ocupa a terceira posição em números de vendedores na Shopee.
Leia também
• IFPE e Programa Autonomia e Renda Petrobras abrem 638 vagas em cursos gratuitos de qualificação
• Concerto da Banda Sinfônica do Recife é adiado em função das chuvas em Pernambuco
• Prefeitura de Moreno abre seleção pública com 57 vagas na Secretaria Municipal de Assistência Social
"Pernambuco, por exemplo, está entre os estados com maior concentração de vendedores na região, ao lado de Bahia e Ceará, com vendas principalmente nas categorias de beleza, roupa feminina e brinquedos. A chegada desse centro de distribuição amplia o o dos empreendedores às oportunidades de expansão de suas vendas em todo país", pontuou Rafael Flores.
Segundo a marketplace, a unidade fulfillment de São Paulo, inaugurada em outubro de 2024, conta com mais de 600 vendedores e representa mais de 30% de otimização no tempo de entrega para os consumidores locais.
Sobre a Shopee
A Shopee, marketplace que conecta vendedores e consumidores, conta com 13 centros de distribuição, sendo 11 no modelo cross-docking e dois em fulfillment, e mais de 150 hubs em operação no Brasil.
Lançada em 2015 em Singapura, a empresa iniciou a operação local em 2020 e, atualmente, conta com uma equipe de mais de 15 mil colaboradores e três escritórios na cidade de São Paulo.
São mais de três milhões de vendedores brasileiros, responsáveis por 90% das transações da plataforma, além de 30 mil motoristas parceiros que realizam as entregas aos consumidores.
Recentemente, a plataforma anunciou a inauguração do hub logístico em Juazeiro do Norte, no Ceará, que se juntou aos mais de 30 outros hubs do Nordeste e aos dois centros de distribuição no modelo cross-docking, no Recife e Salvador (BA).