Logo Folha de Pernambuco
CORTE

Starbucks vai encerrar mais de mil cargos istrativos por "queda nas vendas"

Atendentes que servem café nas lojas não serão afetados

A Starbucks eliminará 1.100 cargos istrativos como parte de uma reorganização para impulsionar o crescimento das vendas, anunciou o novo diretor-geral da empresa nesta segunda-feira. A medida não afetará os atendentes que servem café nas lojas, conhecidos como "baristas" na Starbucks.

Em setembro de 2024, a empresa empregava 361.000 trabalhadores, incluindo 16.000 em funções istrativas e de apoio.

O gigante do café está tomando "a difícil decisão de eliminar 1.100 postos de apoio e várias centenas de vagas adicionais abertas e não preenchidas", disse o diretor Brian Niccol em mensagem aos funcionários.

Niccol ingressou na Starbucks em setembro de 2024 como parte de uma reestruturação da liderança da rede, que enfrenta uma queda nas vendas. No último trimestre, a Starbucks registrou uma redução nos lucros após uma queda de 4% nas vendas globais de suas lojas.

"Estamos simplificando nossa estrutura, eliminando camadas e duplicações e criando equipes menores e mais ágeis", afirmou Niccol na mensagem de segunda-feira.

Além disso, a Starbucks planeja reduzir seu portfólio de produtos, removendo "uma seleção de bebidas menos populares" do menu, segundo o site da empresa.

Newsletter