Hugo Calderano vai à semifinal do Mundial de tênis de mesa e já garante medalha histórica
É a primeira vez que um atleta do Brasil chega tão longe em um Mundial da modalidade
Hugo Calderano escreveu mais um capítulo inédito para o esporte brasileiro nesta sexta-feira, em Doha, no Catar. O número 3 do mundo venceu o sul-coreano An Jaehyun por 4 sets a 1 e garantiu vaga na semifinal do Campeonato Mundial de tênis de mesa - resultado que assegura ao menos a medalha de bronze, já que não há disputa pelo terceiro lugar na competição. É a primeira vez que um atleta do Brasil chega tão longe em um Mundial da modalidade.
"Foi um grande jogo. É difícil expressar em palavras neste momento. Dou todos os créditos ao An Jaehyun, ele é muito forte, já esteve aqui antes e tem uma medalha de bronze. Parabenizo ele também. Estou muito feliz, muito agradecido por esse momento e quero continuar levando o melhor do tênis de mesa para o Brasil", afirmou Calderano
ALERTA DE PÓDIO!
— Time Brasil (@timebrasil) May 23, 2025
Hugo Calderano vence An Jaehyun por 4 sets a 1 e está nas semifinais do Mundial de Tênis de Mesa, em Doha!
Com a classificação, o brasileiro já garante, no mínimo, a medalha de bronze — a PRIMEIRA da nossa história em Mundiais!
Mas sabemos que ele pode… pic.twitter.com/xaSGSFXCEb
Com uma atuação quase impecável, Calderano superou o sul-coreano pela sexta vez na carreira com parciais de 11/4, 11/6, 9/11, 11/7 e 12/10. Agora, ele enfrentará na semifinal o chinês Jingkun Liang, número 5 do ranking, que venceu seu compatriota Shidong Lin por 4 a 3. Do outro lado da chave, o chinês Chuqin Wang (2º do mundo) encara o sueco Truls Moregard (7º).
"(O Liang) sabe jogar com essa pressão e tem experiência com esse tipo de competição. Vai ser um grande teste para mim", completou o medalhista brasileiro.
Leia também
• Hugo Calderano sofre, mas vence casaque e vai às oitavas no Mundial de tênis de mesa
• Hugo Calderano atropela tunisiano e avança à 3ª rodada do Mundial de tênis de mesa
• Hugo Calderano desfruta momento pós-título e busca 'sol' até Olimpíada: 'Campeão para sempre'
Calderano começou totalmente concentrado e aplicando um ritmo alucinante, não dando chance ao sul-coreano, que foi displicente em alguns momentos. O brasileiro fechou o primeiro set com extrema facilidade por 11/4.
No segundo set, o sul-coreano chegou a reclamar do estilo de saque do brasileiro em uma tentativa de desestabilizar o adversário. Uma fiscal foi chamada para analisar, mas permitiu que Calderano continuasse com seu método. Isso fez com que ele voltasse ainda mais concentrado: vencendo por 11/6.
O terceiro set não começou tão bem para o brasileiro, que chegou a estar perdendo por quatro pontos. Hugo tirou a velocidade e usou mais efeito em suas tentativas, colocando dificuldade ao sul-coreano e chegou a diminuir para 9/8, fazendo o adversário pedir tempo. Jaehun, no entanto, conseguiu uma sobrevida ao levar por 11/9.
Calderano voltou agressivo no quarto set, largou na frente e apenas istrou a vantagem para confirmar 11/7 sem sustos. O último set não seria diferente. O brasileiro permaneceu intacto mentalmente e agressivo em suas jogadas.
No entanto, o sul-coreano resolveu dificultar a vida do brasileiro, que pediu tempo e viu o jogo ser decidido no detalhe após o rival impedir três match-points, mas não o feito inédito do brasileiro no tênis de mesa: 12/10.
Na primeira rodada do Mundial, Hugo Calderano superou o mexicano Rogelio Castro. No segundo compromisso, bateu Wassim Essid, da Tunísia. No terceiro jogo, o brasileiro sofreu um pouco, mas derrotou o casaque Kirill Gerassimenko. No quarto, arrasou o nigeriano Quadri Aruna. E, agora, despachou o sul-coreano An Jaehyun.