Atiaia Renováveis ingressa no varejo de olho nos pequenos clientes
A Atiaia Renováveis oferece uma solução para os pequenos consumidores comprarem energia de forma simplificada
De olho na abertura do mercado de energia que vai começar a ocorrer no próximo ano, a empresa pernambucana Atiaia Renováveis lança um produto chamado Livree, que vai oferecer uma solução de energia limpa para pequenos consumidores do comércio, indústria e residências. “A visão estratégica da Atiaia é justamente essa. Estar pronta em 2026 e 2027 e vender para esse novo segmento”, resume a diretora de Comercialização da Atiaia Renováveis, Kátia Monnerat.
A solução da empresa se divide em duas. Uma é a do varejo que oferece energia aos clientes pequenos que podem ter o ao mercado livre, aquele no qual o cliente escolhe a empresa da qual vai comprar energia. A economia comparando com a energia comprada via distribuidora pode chegar até a 35%. “Para o varejo já oferecemos soluções para o Brasil todo”, explica Kátia.
Somente em Pernambuco e em Mato Grosso, a empresa vai começar a oferecer outra solução: a Geração Distribuída (GD) destinada aos clientes – que consomem menos – que estão no mercado cativo e, geralmente, recebem a energia em baixa tensão. Ao fazer a migração para esta solução da empresa, a economia da conta de luz pode chegar a 20%.
Os clientes do mercado cativo são aqueles que apresentam o consumo menor e só podem comprar da única distribuidora que leva energia a região onde o cliente está. Por exemplo, em Pernambuco, os consumidores cativos compram este bem somente da Neoenergia Pernambuco.
Segundo Kátia, os consumidores cativos podem comprar a energia das pequenas usinas de GD via associação de consumidores. Em Pernambuco, a usina que vai fornecer energia para este produto é a GD Várzea 1, com capacidade instalada de 2,5 megawatts (MW). No Mato Grosso, serão as usinas GD Canoa 1, Canoa 2 e Canoa 3.
- Publicidade -
Os consumidores pequenos da área de comércio e indústria poderão comprar no mercado livre a partir de agosto de 2026 e os residenciais a partir de dezembro de 2027.
Entrada da Atiaia Renováveis no varejo
As duas iniciativas acima marcam a entrada da Atiaia Renováveis no mercado de varejo. Tradicionalmente, a empresa comercializa a energia que produzia para grandes clientes. Segundo informações da empresa, ingressar no mercado de varejo faz parte da estratégia de diversificação dos negócios da empresa, trazendo a oportunidade de ampliar sua atuação e alcançar novos perfis de consumidores.
Os interessados em adquirir as soluções acima podem encontrar mais detalhes no site da empresa. A companhia oferece informações pelo WhatsApp e a adesão a nova forma de comprar energia pode ser feita de forma digital.
A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização de energia renovável e faz parte do grupo pernambucano Cornélio Brennand. O parque gerador da companhia inclui uma capacidade instalada de 531MW, sendo 261 MW de usinas em operação e 270 MW de usinas pré-operacionais. A companhia só produz energia limpa.
Leia mais no Movimento Econômico
MP libera mercado livre de energia para pequenos consumidores
Pecém assina pré-contrato de R$ 5,6 bi com EDF para planta de hidrogênio verde