13ª Caminhada Pernambucana de Apoio à Adoção será realizada neste domingo (25), em Boa Viagem
Evento tem apoio do TJPE e busca sensibilizar a população sobre o direito à convivência familiar
O bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, será palco da 13ª Caminhada Pernambucana de Apoio à Adoção neste domingo (25), a partir das 9h.
Promovido pela Associação Pernambucana dos Grupos de Apoio à Adoção (Apega), em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o evento celebra o Dia Nacional da Adoção e tem como foco a conscientização sobre o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.
Leia também
• O que fazer no Recife e RMR no fim de semana? "Tardezinha", com Thiaguinho, é um dos destaques
• "Tardezinha": Metrô do Recife funciona em horário estendido neste sábado (24), dia do show
• Hospital Veterinário do Recife abre seleção de estágio supervisionado obrigatório
A concentração será na Pracinha de Boa Viagem, com saída prevista para as 10h e encerramento às 12h, em frente ao Edifício Acaiaca.
A atividade é pública, gratuita e reúne famílias adotivas, pretendentes à adoção, profissionais da rede de proteção e representantes da sociedade civil.
Além de promover o tema da adoção, a caminhada destaca programas de apoio a mulheres que decidem, de forma consciente e legal, entregar seus bebês para adoção. Por meio do Programa Acolher, o TJPE oferece acolhimento humanizado, sigilo e orientação a essas mulheres.
O evento também visa a combater preconceitos e desinformações sobre o processo de adoção, além de dar visibilidade aos desafios enfrentados por crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento.
Em Pernambuco, mais de cem jovens estão aptos à adoção - a maioria são adolescentes ou pertencem a grupos de irmãos, perfis que costumam esperar mais tempo por uma família.
A sociedade pode contribuir com a causa por meio do apadrinhamento afetivo, provedor ou profissional, oferecendo tempo, carinho, serviços ou recursos para transformar a vida de uma criança.