Canadá inicia processo na OMC por tarifas dos EUA aos automóveis
Desde a última quinta-feira (3), os carros fabricados fora dos Estados Unidos estão sujeitos a uma sobretaxa de 25%
O Canadá abriu um processo na Organização Mundial do Comércio (OMC), em 3 de abril, sobre as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os automóveis importados, anunciou a organização nesta segunda-feira (7).
Desde a última quinta-feira (3), os carros fabricados fora dos Estados Unidos estão sujeitos a uma sobretaxa de 25%, e taxas alfandegárias da mesma magnitude serão introduzidas gradualmente sobre as peças de reposição.
Leia também
• Expansão da produção de vacinas do Butantan prevê derrubada de mais de 6 mil árvores
• Prefeitura do Recife nomeia novos gestores governamentais
• Trump reitera que Fed deve cortar juros e diz que tarifas 'estão trazendo bilhões' para os EUA
Em resposta, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, anunciou tarifas de 25% sobre determinadas importações americanas de automóveis.
"O Canadá solicitou consultas com os Estados Unidos sob o mecanismo de solução de divergências da OMC sobre as medidas tomadas pelos Estados Unidos que impõem uma tarifa de 25% aos veículos e peças de veículos", anunciou a OMC em seu site.
O pedido de consultas do Canadá foi reado aos demais membros da OMC nesta segunda.
Constitui o ponto de partida formal do procedimento de solução de divergências. Essas consultas dão às partes a oportunidade de examinar a questão e encontrar uma solução satisfatória