Chuvas: alerta da Apac segue nesta segunda; Mata Sul tem maiores acumulados e aviso de inundação
Água Preta lidera índices de chuvas. Cidade também tem alerta de inundação do rio Jacuípe
Alerta de chuvas de Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) para três regiões de Pernambuco permanece válido ao longo desta segunda-feira (19).
O aviso meteorológico é de nível laranja na Zona da Mata Sul e no Agreste. Para a Região Metropolitana do Recife (RMR), o alerta é amarelo.
A Apac explica que um canal de umidade formado pela influência de um sistema frontal ficou estacionário na divisa de Pernambuco com Alagoas durante o domingo (18), o que provocou volumes significativos em parte dos dois estados.
"Na Mata Sul e em parte do Agreste os acumulados já ultraam os 50 mm", afirmou a agência ao emitir o novo alerta.
Nas 24 horas contabilizadas até 6h30 desta segunda-feira, o monitoramento da Apac indica que a cidade de Água Preta, na Mata Sul, registrou os maiores acumulados de chuva no Estado, com 82,45 mm.
Leia também
• Governadora Raquel Lyra acompanha monitoramento das chuvas e comanda reunião com secretários
• Governo de Pernambuco reforça monitoramento e apoio aos municípios atingidos pelas chuvas
• Chuvas devem seguir em Pernambuco pelos próximos dias
Em Barreiros, também na Mata Sul, choveu 66,89 mm no mesmo período. Já em Correntes, no Agreste de Pernambuco, o índice foi de 59,48 mm [veja maiores acumulados no final do texto].
O sistema meteorológico deve manter-se ao longo desta segunda-feira, acrescenta a Apac. Com isso, são previstos acumulados de moderados a fortes para a Mata Sul e Agreste, sobretudo o Meridional e o Central.
A borda do sistema deve atingir parte da RMR com acumulados moderados a pontualmente fortes.
Aviso hidrológico
A Apac ainda elaborou à 1h28 desta segunda-feira um aviso hidrológico de cota de alerta para o rio Jacuípe, em Jacuípe, em Alagoas.
Por isso, moradores de Jacuípe e de Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco, devem ficar atentos à possibilidade de inundação do rio.
"Apac e Defesa Civil permanecem monitorando e podem modificar o aviso caso necessário", afirmou a agência.
Tendência até sexta-feira
A última atualização de tendência de chuvas feita pela Apac às 10h desse domingo (18) mostra que são esperadas chuvas de moderadas a fortes entre esta segunda-feira (19) e a terça-feira (20) na RMR. Na quarta-feira (21) e quinta-feira (22), são previstos acumulados moderados; e na sexta-feira (23), fracos a moderados.
Confira:
Onde mais choveu
Com Água Preta, na Mata Sul, em primeiro lugar, esses são os locais de Pernambuco onde mais choveu nas 24 horas contabilizadas até 6h30 desta segunda-feira:
Água Preta: 84,81 mm
Barreiros: 69,25 mm
Correntes: 59,48 mm
Palmares: 56,13 mm
São José da Coroa Grande: 52,74 mm
Palmeirina: 51,17 mm
Belém de Maria: 50,44 mm
Tamandaré: 49,73 mm
Catende: 48,07 mm
Xexéu: 45,76 mm
No Recife, a média das 24 horas do mesmo período é de 12,8 mm. Diante do alerta da Apac ainda válido, a cidade permanece em estágio de atenção, segundo o Centro de Operações do Recife (COP).
E com as chuvas dos últimos dias, permanecem ativos três abrigos na capital pernambucana — confira a lista aqui.