Exoesqueleto robótico: conheça o equipamento que permitiu Fernando Fernandes caminhar
Apresentador sofreu um acidente de carro em 2009 que o deixou paraplégico
Leia também
• ageiro é retirado de voo de Fernando de Noronha para o Recife por "comportamento incômodo"
• Obesidade: meio bilhão de jovens estarão obesos ou com sobrepeso até 2030, aponta novo relatório
• Fernando Fernandes caminha com ajuda de equipamento, 14 anos após sofrer grave acidente
Fernando Fernandes, de 44 anos, que apresenta o programa "Esporte Espetacular" na TV Globo, compartilhou nesta terça-feira (20) um vídeo em que caminha com a ajuda de um equipamento. Em 2009, o apresentador ficou paraplégico após um acidente de carro.
"Depois de 14 anos sem ver e nem imaginar minhas pernas em movimento, pude reacender uma chama que em mim havia se apagado. Andar já não fazia parte dos meus planos há muito tempo e deixou de ser prioridade desde que descobri um mundo de uma nova forma, com rodas e asas, e isso me completa", escreveu na publicação.
Depois do acidente, Fernando, que é ex-BBB, foi tetracampeão mundial de paracanoagem como atleta paralímpico.
O que é o equipamento usado por ele?
Para caminhar, Fernando Fernandes utilizou o exoesqueleto robótico, um dispositivo mecânico de estrutura dura com articulações. Além disso, o que foi utilizado pelo apresentador tem sustentação extra no quadril e nas costas. Assim, o exoesqueleto permite que, ao ser encaixado no corpo de uma pessoa paraplégica ela consiga simular a caminhada em uma esteira acoplada.
O equipamento é normalmente utilizado em processos de reabilitação e também como uma assistência para atividades diárias.
"Confesso que ter a sensação de andar — e, por incrível que pareça, pude sentir meus pés tocar o chão, apesar de não ter a sensibilidade —, isso me sacudiu por dentro", acrescentou Fernando, na publicação sobre a experiência.