Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil
O alerta foi emitido nesta sexta-feira, 16, pela Direção-Geral de Serviços Pecuários
O Uruguai intensificou a vigilância sanitária e orientou produtores avícolas a reforçarem as medidas de biossegurança para evitar a entrada da gripe aviária no país.
O alerta foi emitido nesta sexta-feira, 16, pela Direção-Geral de Serviços Pecuários, do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do país, após a confirmação do primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, no Brasil.
Considerando o cenário regional, a autoridade uruguaia recomendou que granjas comerciais e de fundo de quintal reforcem protocolos de prevenção, que incluem medidas como restringir o o de pessoas externas às propriedades, desinfetar rigorosamente materiais, instalações e veículos, utilizar roupas exclusivas para o manejo das aves e evitar contato entre aves domésticas e silvestres.
Leia também
• Gripe aviária: conheça sintomas, formas de transmissão e tratamento
• Fávaro: há bloqueio total no raio de 10 km do foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul
• Maior exportador de frango do Brasil, Paraná reforça barreira contra gripe aviária
Também foi solicitado que os sistemas de produção ao ar livre sejam cobertos com telas de proteção durante o período de alerta sanitário.
O Ministério destacou, ainda, que o Uruguai continua livre da gripe aviária e reforçou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos.