OpenAI oferece ajuda a países para construção de infraestrutura de inteligência artificial
Segundo a empresa californiana, é necessário "apoiar os países em todo o mundo que desejam desenvolver a IA em trilhos democráticos"
A OpenAI ofereceu, nesta quarta-feira (7), ajuda aos países interessados em construir sua infraestrutura de inteligência artificial (IA), com o governo dos Estados Unidos como parceiro, uma iniciativa que busca oferecer uma alternativa diante dos avanços chineses nessa área da tecnologia.
A “OpenAI para os países”, impulsionada pelo grupo criador do famoso chatbot ChatGPT, se associa ao projeto Stargate já anunciado pelo presidente americano Donald Trump, que prevê investir até 500 bilhões de dólares (2,86 trilhões de reais) em infraestrutura de IA nos Estados Unidos.
“Ouvimos o chamado de muitos países que pediram ajuda para construir uma infraestrutura de IA semelhante”, declarou a OpenAI em uma publicação de seu blog. “Em resposta a esses governos específicos, a OpenAI oferece um novo tipo de parceria”, acrescentou.
Leia também
• Países devem agir para evitar uma 'aniquilação' dos palestinos em Gaza, afirmam especialistas da ONU
• Seis países europeus rejeitam mudança demográfica ou territorial em Gaza
• Na Capela Sistina, 133 cardeais de 71 países escolhem o novo Papa; veja regras do conclave
Segundo a empresa californiana, é necessário "apoiar os países em todo o mundo que desejam desenvolver a IA em trilhos democráticos e fornecer uma alternativa clara às versões autoritárias que serão implantadas para consolidar o poder".
O anúncio da OpenAI aparece como uma resposta à China, que investiu significativamente em equipamentos digitais fora de suas fronteiras, destinado a acelerar o desenvolvimento da IA, principalmente em países emergentes.
As empresas chinesas de tecnologia, como a gigante das buscas na internet Baidu, a fabricante de smartphones e outros dispositivos Huawei e a startup surpreendente de IA generativa DeepSeek, buscam conquistar mercados a nível internacional.
O lançamento em janeiro, um custo mais baixo que a mídia do mercado, da nova interface R1 do DeepSeek, abalou o Vale do Silício na Califórnia e multiplicou os chamados para que as grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos protejam seu domínio no setor.
A OpenAI informou que, de forma cooperativa com o governo dos Estados Unidos, ajudará os países a construir centros de dados e a fornecer versões personalizadas de seu IA ChatGPT, adaptadas para idiomas e culturas locais, a fim de melhorar a saúde, a educação e os serviços públicos.
A startup americana tem a ambição de concluir parcerias com dez países, que deverá estar interessada "a investir para fazer o projeto Stargate crescer" e a apoiar "uma IA liderada pelos Estados Unidos".