Presidente iraniano visita Omã, país mediador com EUA sobre seu programa nuclear
O quinto ciclo de conversas entre os Estados Unidos e Irã foi concluído na sexta-feira, em Roma, sem avanços significativos
O presidente iraniano, Masud Pezeshkian, iniciou nesta terça-feira (27) uma visita oficial de dois dias a Omã, país mediador nas conversações com os Estados Unidos sobre seu programa nuclear, segundo a agência de notícias do país do golfo.
Pezeshkian se reuniu com o sultão Haitham de Omã, indicou a presidência iraniana em um comunicado. "Apreciamos os valiosos esforços de mediação mobilizados pelo sultanato de Omã, país irmão e amigo, e esperamos que esse processo conduza a resultados positivos", declaroui Pezeshkian.
O quinto ciclo de conversas entre os Estados Unidos e Irã, iniciado em 12 de abril sob a mediação de Omã, foi concluído na sexta-feira em Roma sem avanços significativos, embora as discussões tenham sido qualificadas de "muito, muito boas" pelo presidente americano, Donald Trump.
Leia também
• Sexto dia de greve de caminhoneiros no Irã
• Secretária diz que Trump a enviou a Israel para discutir com Netanyahu negociações com o Irã
• Irã descarta possibilidade de suspensão do enriquecimento de urânio em negociações
"Não sei se vou anunciar algo bom ou ruim nos próximos dois dias, mas tenho o pressentimento de que será algo bom. Conseguimos avanços reais, avanços sérios", declarou no domingo.
As conversações buscam alcançar um novo acordo destinado a impedir que o Irã adquira arma nuclear, ambição que Teerã sempre negou.
No entanto, a República Islâmica espera uma suspensão das sanções que asfixiam sua economia.
A visita do presidente iraniano tem como objetivo reforçar a cooperação entre os dois países vizinhos e discutir sobre a situação na região, em particular em Gaza, afirmou Pezeshkian antes de sua partida de Teerã.
"Esperamos realizar um diálogo para alcançar uma visão compartilhada e uma voz comum na promoção da paz e da estabilidade na região", declarou.