Logo Folha de Pernambuco
Lula

Festa de 45 anos do PT neste sábado terá Lula, ministros e samba no Rio

Evento contará com a presença de líderes políticos e uma programação cultural diversificada

O segundo dia da festa dos 45 anos do PT, que ocorre neste sábado no Centro do Rio de Janeiro, contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Estado e políticos ligados à legenda, além de uma programação cultural com shows de samba. De acordo com a agenda da presidência, Lula deve retornar a Brasília ainda durante o evento, às 12h30.

Por volta das 9h, uma longa fila se formou no portão do Armazém 3 do Píer Mauá, na Zona Portuária, onde o evento ocorre. São esperadas cerca de 3 mil pessoas, a capacidade máxima do espaço. A programação, que inicialmente indicava a chegada do presidente às 9h30, acabou se atrasando. A expectativa é que Lula chegue entre 10h30 e 11h.

Logo na entrada do galpão, barracas vendem camisetas, bandeiras e apetrechos com a estrela do PT e imagens vetorizadas de um Lula mais jovem, da época do sindicato. Uma exposição com fotos e a história do partido precede um espaço com sofás, mesas e bar, onde predominam o vermelho, a cor da legenda. O ar condicionado ameniza o calor de 34ºC do lado de fora.

Ao fundo, o palco que será ocupado pelas lideranças do partido, enquanto a plateia, inicialmente pequena, começa a se encher com militantes.

A Fundação Perseu Abramo confirmou a presença de várias figuras políticas, além de Lula, como o secretário-geral da presidência, Márcio Macedo, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Outros ministros como Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Anielle Franco (Igualdade Racial), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Luiz Marinho (Trabalho) também estão confirmados. Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, também estará presente.

Assim como no primeiro dia de festa, a bancada do PT comparecerá em peso, incluindo a deputada federal e presidente do partido, Gleisi Hoffmann. Embora haja rumores sobre uma possível nomeação de Gleisi para um ministério após uma reforma prevista por Lula, fontes do partido têm negado essas especulações. A deputada não comentou o assunto quando questionada.

Após o ato político, o evento terá um sarau de literatura, música e poesia, seguido de apresentações de inho (funk) e de sambistas como Moacyr Luz, Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina, Roberta Sá, além da bateria da escola de samba Grande Rio.

Newsletter