Logo Folha de Pernambuco
CARNAVAL

Encontro dos Maracatus de Baque Solto é tradição em Nazaré da Mata

Com o tema "O Som do Maracatu é o Coração de Nazaré" será realizado nos dias 3 e 4 de março, com programação gratuita e aberta ao público.

Destaque desta edição é o retorno do evento, após muitos anos, para Praça João XXII, conhecida como Praça da Catedral. A programação é gratuita, aberta ao público e acontece nos dias 3 e 4 de março com o tema “O Som do Maracatu é o Coração de Nazaré.” Nazaré da Mata é um município da Zona da Mata Norte e fica a 70 km do Recife.

O evento, que é tradição no calendário estadual de cultura, homenageia, este ano, o Mestre de Maracatu Barachinha, do Maracatu Estrela Brilhante de Buenos Aires; e a Mestra Gil, primeira poeta popular de versos de improviso, que ocupou, por décadas, o papel de mestra no Maracatu Feminino Coração Nazareno, da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam). 

No Encontro dos Maracatus 2025, vão participar, ao longo de dois dias, mais de 30 grupos, de diferentes cidades da região. Além de Nazaré da Mata, integram a programação maracatus de baque solto dos municípios de Vitória de Santo Antão, Tracunhaém, Timbaúba, Carpina, Aliança, Condado, Lagoa de Itaenga, Buenos Aires, Chã de Alegria, Itambé, Ferreiros, Glória do Goitá, Araçoiaba, Lagoa do Carro e Itaquitinga.

A cultura popular do maracatu rural, segundo relatos históricos, surgiu na região canavieira em meados do século 19, nos engenhos de cana-de-açúcar da região, pelos povos africanos, trazidos à força para o Brasil, e que trabalhavam como escravos. 

Com a abolição da escravatura, em 1888, ou seja, há 137 anos, muitos desses escravos foram para a cidade grande. Os que ficaram no interior e nas localidades rurais ganharam pequenos pedaços de terra para construírem a sua casa, porém continuaram trabalhando na lavoura de cana-de-açúcar. Os negros, após libertos, aram a ser, juntamente com índios, caboclos e brancos pobres, protagonistas criadores da história e da cultura brasileiras.

Em Nazaré da Mata, atualmente, há 19 grupos.  A brincadeira popular, que surgiu nos terreiros dos canaviais, tem em sua representação figuras e personagens que remetem à cultura africana, indígena e europeia

Serviço:

 Encontro dos Maracatus de Baque Solto de Nazaré da Mata celebra cultura, história e ancestralidade

Dias 03 e 04 de março

 Praça João XXIII, conhecida como Praça da Catedral, em Nazaré da Mata.

Evento gratuito

Newsletter