Logo Folha de Pernambuco
RESGATANDO A CIDADANIA

Maio Laranja: mês de combate à violência contra crianças autistas

A data foi criada em 1973, quando a menina Aracele foi encontrada morta de forma violenta, em Vitória (ES)

O Programa Resgatando a cidadania deste sábado (10.05) destacou o Maio Laranja, campanha que combate à violência contra crianças autistas, sexual ou não. A data foi criada em 1973, quando a menina Aracele foi encontrada morta de forma violenta, em Vitória, no Espírito Santo.

A convidada do radialista Domingos Sávio, foi a advogada Lorena Brito, coordenadora da campanha Maio Laranja em Pernambuco e integrante do Instituto Basta.

Na conversa, Lorena, que é autista disse que, pelo Núcleo de Acolhimento do Instituto Basta, tem prestado assistência jurídica às vítimas de violência e familiares. As pessoas podem procurar a instituição pelo Instagram @institutobasta, ou pelo telefone (27) 9.9505-5331.

Lorena Brito esclarece que há muitos canais de denúncias, de forma anônima, sem a necessidade de provas, tais como: disque 100; disque 180; disque 181; disque 190-PM; disque 191-PRF, além de delegacias especializadas e conselhos tutelares.

A advogada Lorena Brito lembra que "as crianças e adolescentes autistas am por confusão psicológica, porque muitas vezes o agressor diz que aquele ato é uma coisa boa para ela. E muitas vezes confunde agressão com carinho. Os pais precisam estar atentos às mudanças de comportamento que sempre ocorrem nessas situações."

Todo o conteúdo da entrevista pode ser acompanhado pelo podcast “Inclusão e ibilidade”, no podcasts Folha de Pernambuco, no link abaixo:

O Programa Resgatando a Cidadania é apresentado todo sábado, a partir do meio-dia, pela Rádio Folha 96,7FM, produzido e apresentado pelo radialista Domingos Sávio.

Newsletter