Cada bebida tem uma taça diferente; conheça os tipos para vinho, cerveja e drinque
Além do bojo, altura e haste, o material da peça pode interferir no sabor do líquido
Leia também
• Degustação dos vinhos chilenos Morandé, em Caruaru, nesta quinta (15); saiba mais
• Grimace Shake volta ao McDonald's em edição limitada, com pré-venda no dia 12 de maio
Geralmente, reservadas para ocasiões especiais, as taças têm um papel muito mais importante do se possa imaginar na hora de consumir uma bebida.
A começar pela sua higienização: nem pense em utilizar a mesma esponja que você lava pratos, talheres e as. Tenha uma esponja específica só para a lavagem das taças de vidro e cristal.
Do contrário, resíduos de gordura e outras sujidades vão aderir à superfície, podendo modificar o gosto da bebida, além de ser anti-higiênico.
Temperatura
e material
Outra curiosidade é saber que o formato e o material da taça também podem influenciar na degustação.
Jéssica Benazzi, nutricionista da rede de restaurantes Divino Fogão, explica quais tipos de taça existem no mercado e quais bebidas devem ser servidas em cada uma. Anote.
Manter a temperatura da bebida é fator importantíssimo para manter o seu sabor e aroma. Segundo a profissional, a taça deve ser segurada pela haste, evitando que o calor das mãos aqueça o líquido.
O ideal é que as taças para bebidas alcoólicas sejam transparentes para mostrar a coloração real da bebida. Quanto ao material, cristal, cristal de vidro ou vidro são os mais comuns na fabricação da peça.
Taça
para vinho
De modo geral, a taça para servir vinho tinto tem bojo largo, o que permite que o líquido entre em contato com o oxigênio para que suas notas de aroma e gustativas evoluam, e haste longa.
Para os vinhos branco ou rosé, as taças com bojo mais comprido e um pouco mais estreito são as mais recomendadas.
Por quê? Benazzi explica que esse modelo ajuda na conservação da temperatura, já que esses vinhos são servidos mais gelados.
Ah, um detalhe que faz toda a diferença é que taças de cristal são mais porosas, logo, destacam ainda mais os aromas da bebida.
Taça
para cerveja
A cerveja é um tipo de bebida em que variedade dá o tom. Atualmente, um quase sem fim de estilos proporciona uma gama enorme de harmonizações e ocasiões de consumo.
Há diversos sabores, tonalidades, densidades de espuma, enfim, para todos os gostos.
A taça tulipa é considerada um modelo básico para servir cervejas mais claras e leves, e as mais comuns no Brasil. Já o chope é servido em copos baixos.
Espumante
Para beber champanhe e todos os outros tipos de espumante, a taça ideal é a chamada flûte. A peça é alta, pois preserva ao máximo as borbulhas carcaterísticas dessa bebida.
Drinques
Quando o assunto é coquetel, cada drinque tem uma taça para chamar de sua. O gin tônica, por exemplo, deve ser servido na taça balão - com bojo redondo largo e hasta longa -, o dry martini ou cosmopolitan são servidos em taça no formato de 'Y', já a margarita vem em taça coupette, de altura média, hasta longa e bojo arredondado, quase achatado. Serve para muitos outros drinques também.